Gravidez

Eu me remexo muito

Se você está grávida pela primeira vez, pode demorar a perceber os primeiros chutes do seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Poucas coisas são tão mágicas como a primeira vez em que o bebê em seu útero lhe mostra que está mesmo ali dentro. O bebê não apenas está crescendo, mas se alongando, fazendo cambalhotas e muito mais! Saiba tudo sobre o que você vai sentir ao longo desses nove meses.

Tremeliques iniciais

Anúncio

FECHAR

Você provavelmente vai detectar os primeiros movimentos do seu bebê entre a 16ª e a 22ª semana de gestação. Pode ser uma vibração, um “beijo de borboleta” (como cílios roçando na barriga) ou a sensação de pipoca sendo estourada ou bolhas de refrigerante.

O que está acontecendo
Os primeiros movimentos não são realmente chutes. O bebê tem apenas cerca de 13 centímetros, então o líquido amniótico no qual ele está nadando absorve os seus movimentos e você sentirá apenas uma sombra deles. Ele está girando, movendo os braços e talvez até chupando o dedo.

Pontapés amenos

Entre a 20ª e 30ª semana, o movimento do seu bebê se torna mais perceptível. Você vai sentir sacudidas inconfundíveis dentro de você.

O que está acontecendo
Seu bebê tem crescido muito. Por volta da 26ª semana, ele tem quase um quilo e pés e braços capazes de dar socos de verdade.

Você vai sentir mais o bebê quando estiver se preparando para dormir porque está prestando mais atenção, e porque quando você se estica, lhe dá espaço de manobra. E, como nesse momento você está mais relaxada, isso talvez torne difícil descansar à noite.

Acrobacias uterinas

Com cerca de 30 a 35 semanas, você vai ficar fascinada vendo o estômago tomar diferentes formas quando seu bebê mudar de posição. Mas aqueles pequenos membros podem causar desconforto, dependendo de como o bebê está posicionado.

O que está acontecendo
Muita coisa! É normal seu bebê  mudar de posição. Enquanto as semanas passam, você vai aprender o que faz o bebê pegar o ritmo. Comer resulta em algum movimento, porque o seu pico de açúcar no sangue lhe dá energia para dançar.

Reta final

Após 35 semanas, seu bebê tem menos espaço para se movimentar. Mas, se você tiver dor na caixa torácica, pode ser que ele a esteja empurrando para cima. Sua pelve pode também doer quando ele pressionar a cabeça para baixo – não é divertido, mas pelo menos significa que ele está se movendo na direção certa!

O que está acontecendo
Com oito meses, a maioria dos bebês se instala na posição certa para o nascimento. Mas, ele pode virar. Porém, aqui, a melhor parte da gravidez: quando ela acaba, não importa se de parto normal ou cesárea, você finalmente sentirá seu bebê se mexer no colo!

Almofada ergonômica
Especialmente desenvolvida para as grávidas, tem um formato anatômico para evitar danos ortopédicos, tais como dores lombares ou má postura. Ela se encaixa na barriga e facilita sua movimentação. Almofada para gestante, Mammy To Be, R$ 139.

Tel: (11) 5049- 0310, www.mammytobe.com.br

O bebê se mexe:

200 vezes por dia na 22ª semana
575 vezes por dia na 32ª semana
300 vezes por dia na 40ª semana

Consultoria:

Claudio Basbaum, pai de cláudia, david e andré, é ginecologista e obstetra, www.claudiobasbaum.med.br.  Márcio Coslovsky, pai de beatriz, é ginecologista e especialista em reprodução humana da Clínica de Medicina Reprodutiva Huntington Rio, www.huntington.com.br.