Gravidez

Conselhos para grávidas no Natal

Se você está esperando um bebê, saiba como comemorar as festas de forma tranquila e saudável

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Como se o estresse normal desta temporada de festas de final de ano não bastasse (presentes para a família, se dividir entre a sua família e a do marido, amigos secretos, comemorações da empresa etc), estar grávida pode fazer parecer que as festas são ainda mais complicadas. Mas não deixe que esse estresse atrapalhe suas festas. Com estas dicas você poderá comemorar muito!

 

Sem desmaiar durante as compras

Anúncio

FECHAR

Levar comidinhas para beliscar dentro da bolsa é um ótimo conselho para o final do ano, época em que a gente sai para fazer compras (ou passear mesmo) e acaba sentindo muita fome na rua, e aí aparecem milhares de tentações que não são tão saudáveis. Essa é uma boa dica para todo mundo, mas é ainda mais especial para as grávidas, que sentem muito mais fome.

Latham Thomas é doula, já acompanhou estrelas como Alicia Keys durante a gravidez, e tem uma solução rápida: “Eu aconselho que as grávidas levem um saquinho na bolsa com frutas secas, castanhas e amêndoas”, diz. Mas é importante que esses grãos não contenham sal, já que ele pode causar inchaço nos tornozelos e pés. O doce das frutas e a proteína das nozes irão garantir que você passe bem e aproveite o passeio.

E não se esqueça: não leve, de jeito nenhum, bolsas enormes e pesadas! Deixe-as em casa. Você precisa apenas de dinheiro, cartão de crédito, chaves, telefone e dos lanchinhos.

 

Bela adormecida

Descanse um pouco antes de sair para a festa, nem que seja uma soneca. Tire uma hora, pelo menos, para você. “Dormir é tão importante, especialmente quando você está grávida! Quando você descansa, seu bebê capta mais oxigênio e você ficará com a pele mais bonita, podendo ficar ainda mais iluminada nas festas”, explica Latham Thomas.

 

Saboreie este momento

Para os drinks, peça os mesmos que tomava antes, mas sem álcool, claro. “Um Bloody Mary sem álcool é o ideal, já que vem com um dos vegetais que você tanto precisa”, afirma Anne Rust, fundadora do MamaSeeds.com, assessora de pré-natal.

 “Nós não sabemos a dose segura para o feto, então, na minha opinião, é melhor não tomar nem um pouco de álcool e evitar qualquer possibilidade de perigo”, diz Anne.

 

Confira os ingredientes

Aviso: aquele prato lindo servido na ceia de Natal pode não ser seu amigo. Pergunte ao o que há nele, todos os ingredientes. Não é exagero! Lembre-se que num simples tira-gosto pode ter coisas que não são boas para você e seu bebê: os queijos, por exemplo, têm de ser pasteurizados e não é bom que sejam feitos de leite cru (alguns franceses e o mineiro da Serra da Canastra, por exemplo). Alimentos da charcuteria (como salames, lingüiças, salsichas, bacon, presunto e patês) também podem apresentar perigos.

Para evitar contratempos, acostume-se a comer antes de sair de casa – e tente comer mais legumes e vegetais fora de casa.