Gravidez

Combinação saudável para grávidas

Um prato de macarrão pode ser ótimo durante a gestação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Parafuso, gravatinha, talharim, espaguete, molho branco, ao sugo ou rose, o formato ou o acompanhamento do macarrão fica a critério de cada um, nós gostamos mesmo é de um belo prato de macarrão! O que poucos sabem é que o alimento também pode ser benéfico para as gestantes. Isso porque durante a gravidez, a mulher precisa de uma alimentação balanceada, composta por ingredientes de todos os grupos da pirâmide alimentar, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. 

O macarrão reúne algumas dessas proteínas e ainda é considerada uma opção prática. A nutricionista Priscila Rosa da Consultoria Equilibrium Saúde e Nutrição e consultora da Adria, afirma que a massa conta com vitaminas do complexo B e outros minerais como magnésio, além do carboidrato. Mas que para que as grávidas tenham uma refeição ainda mais saudável, é necessário preparar a massa com acompanhamentos como saladas, proteína animal magra e grãos. “Assim como as frutas, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, essenciais para uma gestação saudável. Outra opção de combinação com a massa são as sementes oleaginosas, como as castanhas”, ressalta a nutricionista.

Anúncio

FECHAR

Para amenizar os enjoos da gravidez, Priscila Rosa afirma que a dica é comer sempre pequenas porções , não passar longos intervalos em jejum e evitar excessos de doces, açúcares e gorduras saturadas. Para fazer um prato completo e saudável, veja a receita indicada pela nutricionista:

 

Spaghetti ao Pesto de Manjericão com Legumes Sauté

Ingredientes

– 1 embalagem de Spaghetti

Ingredientes para legumes Sauté

– 6 colheres (sopa) de azeite

– 3 cenouras médias em tirinhas finas

– 3 abobrinhas em tirinhas finas

– sal e pimenta do reino a gosto

 

Ingredientes Pesto de Manjericão

– 1 maço pequeno de manjericão

– 2 dentes de alho, picados

– ½ xícara (chá) de azeite

– sal

 

Para Finalizar:

– castanhas de caju ou do para, picadas

– queijo parmesão ralado

 

Como fazer

– Comece preparando os legumes sauté.

– Numa frigideira de fundo largo, aqueça o azeite, refogue a cenoura e a abobrinha em fogo alto, mexendo sempre para não murchar.

– Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve.

– Prepare o pesto.

– Leve ao liquidificador todos os ingredientes e bata até formar uma pasta.

– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

– Deixe cozinhar por 10 a 12 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

– Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o pesto de manjericão e envolva bem com a ajuda de 2 garfos grandes.

– Junte os legumes sauté e mexa delicadamente.

– Espalhe por cima a castanha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

 

Variação: Você pode preparar o pesto de rúcula, substituindo o manjericão por 10 a 15 folhas de rúcula.