Gravidez

Claudia Raia posta vídeo rebatendo críticas que recebe por estar grávida aos 55 anos: “Palhaçada”

Claudia Raia rebate críticas sobre a gravidez com vídeo engraçado - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 18/10/2022, às 12h29 - Atualizado às 12h30 por Redação Pais&Filhos


A atriz, Claudia Raia, de 55 anos de idade, rebateu críticas sobre estar grávida após os 50 anos de uma forma bem  divertida e descontraída. Nesta terça-feira, dia 18 de outubro, ela compartilhou um vídeodublando uma frase de Jojo Todynho e respondeu de maneira direta todos os quem não aprovam a situação e a criticam.

Claudia Raia rebate críticas sobre a gravidez com vídeo engraçado (Foto: Reprodução/Instagram)

Fazendo caras e boca, a mãe de Luca, que só cresce na barriga, falou que pensa dos comentários negativos sobre sua gestação. “Ah pelo amor de deus vai cuidar da tua vida, palhaçada”, disparou Claudia Raia para quem questiona: “Grávida? Aos 50 anos?”.

Nos comentários da publicação descontraída, os internautas aprovaram a atitude da famosa. O futuro pai, Jarbas Homem de Mello, de 53 anos, deixou risadas. “Amei, isso mesmo”, disseram os fãs. “Querida e plena”, elogiaram outros.

Quase na menopausa

Saiba por que a gestação da mulher mais velha é diferente!

Os homens podem ter filhos em qualquer idade, uma vez que a produção de espermatozóides se mantém durante toda a vida, passando pela adolescência, fase adulta e terceira idade. Mas com as mulheres não é bem assim que funciona.

Nosso período fértil começa logo após a primeira menstruação e vai até a menopausa, quando os óvulos param de funcionar. Entre estes anos, a mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais, que estabelecem assim uma melhor fase para engravidar – na teoria. A idade ideal para ter filhos, se seguirmos apenas nosso corpo, é entre os 18 e 20 anos, já que depois desta idade, pouco a pouco nosso corpo vai perdendo a capacidade de gerar e gestar um bebê.

Grávida
A gestação da mulher mais velha é diferente! (Foto: Getty Images)

Mas sabemos que são poucas que engravidam nesta idade, já que quase 70% das brasileiras engravidam depois dos 19 anos, segundo uma pesquisa da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, da ONU.

Até os 40 anos, o corpo de uma mulher saudável está preparado para aguentar uma gestação completa, mas daí para frente, há uma queda grande nessa capacidade. Mesmo assim, a gestação pode ocorrer sem problemas.

Só que, aos 50 anos, a mulher já está entrando numa fase em que outras doenças podem se manifestar, e se agravar com uma gravidez. Hipertensão e diabetes podem conviver com outros problemas obstétricos, como o descolamento de placenta, abortos e nascimentos prematuros, além da confusão hormonal, que pode desencadear uma depressão grave. Estas mulheres também correm o risco de ter infarto e derrame. O bebê também corre riscos, uma vez que a circulação de sangue na placenta pode ser menor do que a necessária, fazendo com que o feto tenha retardo no crescimento.

Parto

A hora do nascimento também pode ser complicada. Geralmente, o bebê nasce por cesárea, uma vez que a pele da mãe já não responde adequadamente. Caso a mulher insista no parto natural, é possível que haja ruptura da região perineal e queda da bexiga e intestino e dificuldade para segurar o útero.

O obstetra José Bento, pai de Fernanda e Débora, explica que, mesmo que a mulher faça um tratamento de estímulo do útero, sempre haverá um comprometimento, já que o órgão não é jovem. Para ele, engravidar depois dos 50 é “ir contra a natureza, é brincar com fogo”.

Amamentar pode?

Assim como todas as etapas da gestação, parto e criação, amamentar depois dos 50 também será mais difícil, mas não impossível. A mulher nesta idade consegue produzir leite e não há contra-indicação, mas a quantidade de leite será menor.

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família teve velório reservado em São Paulo - Arquivo pessoal

Família

Família mort4 pelo filho de 16 anos tem velório reservado em São Paulo

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Adolescente revela que não tinha problemas com a irmã - Reprodução/ Redes Sociais

Família

Adolescente diz à polícia que só m4tou a irmã para conseguir m4tar a mãe

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Adolescente que m4tou a família não imaginava que seria pres0: "Ele tomou um susto"

Adolescente seguiu a sua rotina depois de mat4r os pais - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente que m4tou os pais disse que foi para academia e almoçou ao lado do corpo

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo