Gravidez

China permite que casais tenham até 3 filhos após queda de natalidade no país

China permite que casais tenham até 3 filhos após queda de natalidade no país - reprodução / Getty Images
reprodução / Getty Images

Publicado em 31/05/2021, às 09h42 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano


Segundo o que agência de notícias estatal Xinhua disse nesta segunda-feira, 31 de maio, o governo da China permitiu que os casais tenham até 3 filhos após queda de natalidade no país. A medida, de acordo com a CNN, faz parte da mais recente flexibilização das políticas rígidas de planejamento familiar do país para tentar evitar uma crise demográfica.

Ainda não se sabe quando a medida será implementada, tendo em vista que a decisão foi tomada em reunião ainda desta segunda-feira (31).

China permite que casais tenham até 3 filhos após queda de natalidade no país (Foto: reprodução / Getty Images)

Um grande fator para a escolha foi o censo de 2020, publicado por Pequim há 3 semanas. Nele, os dados mostraram que a população chinesa estava crescendo ao ritmo mais lento em décadas. Ainda, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a população cresceu apenas 5,38% na última década – a taxa de crescimento mais lenta desde, pelo menos, os anos 1960.

Política do filho único

Em busca de diminuir o contingente populacional e controlar a pobreza no território chinês, em 1979 a política do filho único foi instaurada no solo nacional, limitando, por mais de 35 anos, os casais a terem só 1 filho.

Com o passar do tempo, a economia da China cresceu e as necessidades demográficas mudaram. Hoje, o governo conta com uma grande força de trabalho jovem para sustentar altos níveis de crescimento econômico. Na tentativa de evitar uma crise demográfica, o governo chinês anunciou em 2015 que afrouxaria as restrições de nascimento para permitir até dois filhos por família.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Baixa na natalidade

Ainda assim, por mais que a campanha tenha ganhado apoio internacional, com o alto custo de vida na China, a reversão da política não conseguiu aumentar a taxa de natalidade do país, que caiu quase 15% ano a ano até 2020.

Os dados do censo de 2020 mostraram que a proporção da população com mais de 65 anos aumentou rapidamente na última década, de 8,87% em 2010 para 13,5% em 2020.

Os dados do censo de 2020 mostraram que a proporção da população com mais de 65 anos aumentou rapidamente na última década (Foto: Getty Images)

O governo chinês também discutiu o aumento da idade de aposentadoria em uma tentativa de lidar com o envelhecimento da força de trabalho. Atualmente, os homens se aposentam aos 60 anos, enquanto as mulheres podem parar de trabalhar aos 55 em empregos administrativos.


Leia também

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Pete escreveu livro sobre a história da família - Reprodução/ Daily Mail

Bebês

Casal que adotou bebê abandonado no metrô mostra como está o filho depois de 20 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

Adriano Ricco e Eliana - Reprodução: Instagram

Família

Adriano Ricco: Saiba quem é marido de Eliana e diretor da Globo

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família