Gravidez

Bebês de gestantes vacinadas contra a gripe garantem imunidade nos primeiros dias de vida

Freepick

Publicado em 10/06/2022, às 20h30 por Carolina Ildefonso


Compartilhe:


Já está comprovado cientificamente que quando uma gestante é imunizada os anticorpos tem uma dupla missão: protegem a mamãe e através da placenta levam anticorpos também para o bebê – até o sexto mês de vida.

Mas, mesmo com todos esses benefícios a cobertura vacinal das gestantes no estado de São Paulo não está nem perto dos índices desejáveis. Segundo a coordenadora de controle de doenças do estado, Regiane Aparecida Cardoso de Paula, a poucos dias do inverno, período de maior circulação do vírus, apenas 22% das gestantes tomaram a vacina contra a gripe. Entretanto, o problema se repete também na proteção contra outras doenças, sendo que somente 30% da futuras mamães se imunizaram com a vacina DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche, números bem distantes dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde.

Grávidas e puérperas devem se vacinar contra a o vírus da influenza (Foto: Freepick)

Regina destaca ainda que temos registrado a queda da cobertura vacinal em todo o país e para mudar essa realidade fazer uma comunicação assertiva é fundamental. “A gestação é uma fase da vida em que as mulheres recebem palpites de todos os lados e precisam de uma rede de informação confiável para se consultar. É aí que entra o papel do obstetra”, reforça a médica.

Para estimular a adesão dos faltosos, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra gripe sarampo e poliomielite até o dia 24 de junho. Até lá, a meta é que ao mesmo 90% da população elegível esteja imunizada.

Podem se vacinar contra o vírus da Influenza pessoas acima de 60 anos, profissionais da Saúde, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, professores, indígenas, pessoas com deficiência e comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.


Palavras-chave
Bebê Gestante vacina anticorpos Estado de São Paulo gripe influenza imunização placenta dtpa cobertura vacinal coqueluche difteria tétano

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas