Gravidez

Aborto recorrente não é uma sentença: mulheres ainda têm 70% de chance de ter gestação tranquila

Getty Images

Publicado em 30/10/2020, às 09h11 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Outubro é o mês internacional da conscientização e sensibilização pelas perdas gestacionais, neonatais e infantis. Engravidar e perder o bebê nos primeiros meses da gestação pode ser muito frustrante para o casal e estima-se que ao menos 25% das mulheres já sofreram um aborto espontâneo. O desafio pode ser ainda maior para as mulheres que passam por isso mais de uma vez consecutiva, sendo chamado de aborto de repetição ou aborto recorrente.

No entanto, apesar do peso emocional de perder o bebê, ele não é uma sentença para a dupla. O coordenador do setor de reprodução humana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Rui Ferriani, que também é membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), contou que mesmo se uma mulher, aos 35 anos, já tiver passado por até 3 abortos espontâneos a chance dela ter uma gestação tranquila é de 60% a 70%.

Estudos ainda mostram que apenas 5% das mulheres que enfrentaram uma perda vão passar por uma segunda e apenas 1% por uma terceira. Segundo o médico, o peso psicológico dessas perdas é muito maior do que uma mulher que não consegue engravidar. “Quando a paciente vive essa perda mais de uma vez, ela vai ficando mais insegura e ansiosa a cada gravidez, causando um estresse muito grande para o casal”, adicionou.

Após passar por um aborto espontâneo é importante dar um tempo antes de tentar engravidar de novo, contou o doutor, claro, sempre considerando a idade da gestante. No entanto, quando a incidência das perdas é maior é importante investigar o motivo pelo qual isso tem acontecido. “Antes de fazer novas tentativas, é preciso buscar ajuda especializada e identificar as causas desses abortos recorrentes. Essa investigação não é muito grande e também nem sempre é conclusiva. A maioria das vezes a gente só consegue detectar a causa em torno de 40% a 50% dos casos”, contou.

Quais são as principais causas do aborto espontâneo

Muitos fatores podem causar um aborto (Foto: Getty Images)

E quando a causa não é justificada?

Quando isso acontece é necessário presar pela saúde do corpo e realizar mudanças de hábito e estilo de vida. “É recomendado melhorar a alimentação, não fumar, não usar drogas, evitar exposição a agentes químicos e agrotóxicos, evitar o álcool e controlar o peso. Vale destacar que o repouso excessivo pode piorar o quadro ou provocar uma trombose. O ideal é fazer um repouso moderado nos casos de sangramento genital durante a gravidez e ameaça de abortamento”, indicou Rui Ferrari.

Caso a causa do aborto seja desconhecida o melhor é manter um estilo de vida mais saudável (Foto: Getty Images)

“A ocorrência desses abortos é uma experiência muito traumática e provoca sérios impactos emocionais. Por esse motivo, o casal precisa de uma assistência completa, incluindo o apoio de um psicólogo”, ainda contou o médico, que defende que o acompanhamento profissional no caso de abortos recorrentes deve ser multidissiplinar.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Palavras-chave
Bebê Gravidez Gestação aborto espontaneo perda aborto recorrente

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer