Gravidez

5 coisas que vão mudar no seu relacionamento depois da gravidez

Ficar grávida vai trazer muitas mudanças e algumas delas podem afetar o casal. Saiba quais são elas

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Seu corpo está passando por transformações agora que um novo membro da sua família vai chegar: seios maiores, barriga grande, tornozelos inchados. E, durante esse período, seu relacionamento também vai mudar. “Às vezes, vocês vão se sentir inexplicavelmente próximos, enquanto em outro momentos vai parecer que seu parceiro está morando em outro planeta ou vice-versa”, diz Cathy O’Neil, co-autora do livro Casamento à prova de Bebês, em tradução livre. Estar consciente disso e aprender a gerenciar e entender suas emoções vai ajudá-la a manter e reforçar o vínculo. Veja como passar pelas cinco alterações mais comuns.

1. Você vai ficar mais “grudenta”

Os hormônios da gravidez podem ter um impacto profundo nas suas emoções, acionando sentimentos de pânico. “Muitas mulheres experimentam um medo de abandono durante o começo da gravidez”, afirma O’Neil. “Até mesmo a mais independente das mulheres vai se preocupar mais com seu marido”. Esse medo geralmente leva as mulheres a exigirem muito de seus parceiros. Mas não se preocupe, isso volta ao normal com o progresso da gravidez. Enquanto isso, é uma boa ideia avisar em casa que você vai precisar de mais atenção agora e que ele pode ajudar.

Anúncio

FECHAR

2. Vocês podem não estar na mesma página

Pode ser que quando você veja o resultado positivo na gravidez, já se sinta mãe. E seu corpo vai te dar sinais para confirmar isso. Seu parceiro não tem nenhum desses sintomas físicos e até que a ciência se iguale à ficção, ele nunca terá. Isso significa que ele provavelmente não vai se sentir como pai até que ele segure o bebê pela primeira vez. “Não é que ele não esteja empolgado com a ideia de se tornar pai, ele apenas não sente imediatamente como você pode se sentir”, explica Cathy.

3. Ele pode se sentir deixado de fora

De novo, tudo está acontecendo com você. Com exceção de uns tapinhas nas costas dele, a maior parte da emoção sobre a gravidez gira em torno de você. Então, seu marido pode não se sentir tão conectado com a gravidez ou com você. Encoraje-o a se relacionar mais nesse sentido, a participar mais em cada momento e você vai ajudá-lo a se sentir  parte da gravidez.

4. A intimidade vai se intensificar

Se acostumar com suas funções corporais durante a gravidez vai ser interessante, e compartilhá-las com o seu parceiro pode ser uma coisa nova para vocês dois. Haverá momentos em que vocês estarão maravilhados com a nova vida que você está gerando, isso vai aquecer o amor e fazer com que vocês se sintam muito próximos emocionalmente. Todos os enjoos, náuseas e gases podem parecer um pouco embaraçosos no começo, mas também podem ajudar vocês a se sentirem mais conectados do que nunca.

5. O sexo pode diminuir

O romance tende a ser deixado como segundo plano durante o primeiro trimestre, quando a maioria das mulheres se sentem enjoadas e exaustas. Conforme os meses passam, retomar a vida sexual pode ser algo difícil de descobrir como fazer, mas muito importante acontecer. “Manter a conexão física durante a gravidez e falar sobre isso com seu parceiro fortalece o vínculo como casal”, afirma Craig Malkin, psicólogo. “Pode não parecer tão espontâneo, mas alimentar a paixão e se reconectar fisicamente vai aproximar vocês.