Gravidez

3 exercícios para aliviar as dores nas costas na gravidez

Colocar os exercícios de alongamento em dia pode ser ainda mais divertido na companhia do bebê. Saiba como fazer isso em casa - iStock
iStock

Publicado em 29/10/2014, às 11h28 - Atualizado em 07/12/2021, às 07h52 por Redação Pais&Filhos


Quando anunciamos a gravidez, mulheres mais experientes já vêm logo com um discurso sobre todos os obstáculos que teremos que enfrentar antes de ver a carinha do bebê. Um dos mais recorrentes são as dores nas costas. Essa dor, chamada lombalgia gestacional, é um desconforto na parte de baixo das costas causada pelo aumento da curvatura da coluna, pois com o crescimento do útero há um deslocamento do centro de gravidade do corpo para frente. Normalmente essas dores são sentidas entre o segundo e o terceiro trimestres da gestação.

Alguns exercícios podem ajudar no alívio da dor lombar por meio do relaxamento e do fortalecimento muscular da região posterior das costas, abdominal e membros inferiores. É importante que os exercícios sejam sempre orientados por um profissional de saúde especializado, que após uma avaliação inicial e de acordo com o período gestacional, poderá acompanhar e indicar os exercícios mais adequados para cada mulher.

Consultoria: Regis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur e Tania Fleig, Fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da  Mercur.

Colocar os exercícios de alongamento em dia pode ser ainda mais divertido na companhia do bebê. Saiba como fazer isso em casa (Foto: iStock)

Exercício físico na gravidez pode salvar seu filho de problemas de saúde quando adulto, diz estudo

Uma pesquisa publicada recentemente sugere que os exercícios durante a gravidez podem fazer com que as mães reduzam significativamente as chances dos filhos desenvolverem diabetes e outras doenças metabólicas mais tarde na vida. O estudo descobriu que exercício materno durante a gravidez evitou a transmissão de doenças metabólicas dos pais para o filho.

A pesquisa, por enquanto, foi feita usando ratos de laboratório. Para os pesquisadores, se a descoberta for verdadeira em humanos, o resultado terá uma grande relevância, pois será capaz de ajudar mulheres grávidas a garantir que os filhos vivam da forma mais saudável possível. Isso significa que, em breve, a primeira ida de uma mulher ao médico após a concepção pode incluir a receita de um programa de exercícios.

“Sabe-se que a maioria das doenças crônicas de que falamos hoje é de origem fetal. Isso quer dizer que as más condições de saúde dos pais antes e durante a gravidez têm consequências negativas para a criança, potencialmente por meio da modificação química dos genes”, disse o pesquisador Zhen Yan, PhD, especialista em exercícios da University of Virginia School of Medicine. “Fomos inspirados por nossa pesquisa anterior com camundongos, sugerindo que exercícios aeróbicos regulares para uma mãe obesa antes e durante a gravidez podem proteger a criança do início precoce do diabetes. Neste estudo, fizemos as perguntas, o que aconteceria se uma mãe obesa se exercitasse apenas durante a gravidez , e se o pai for obeso?”, completou ele.


Mais lidas

Heloísa Périssé e Mauro Farias - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

(Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”


Palavras-chave
Saúde

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp