Gravidez

3 exercícios para aliviar as dores nas costas na gravidez

É normal sentir dores na lombar, principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação, saiba como aliviar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Quando anunciamos a gravidez, mulheres mais experientes já vêm logo com um discurso sobre todos os obstáculos que teremos que enfrentar antes de ver a carinha do bebê. Um dos mais recorrentes são as dores nas costas. Essa dor, chamada lombalgia gestacional, é um desconforto na parte de baixo das costas causada pelo aumento da curvatura da coluna, pois com o crescimento do útero há um deslocamento do centro de gravidade do corpo para frente. Normalmente essas dores são sentidas entre o segundo e o terceiro trimestres da gestação.

Alguns exercícios podem ajudar no alívio da dor lombar por meio do relaxamento e do fortalecimento muscular da região posterior das costas, abdominal e membros inferiores.

É importante que os exercícios sejam sempre orientados por um profissional de saúde especializado, que após uma avaliação inicial e de acordo com o período gestacional, poderá acompanhar e indicar os exercícios mais adequados para cada mulher.

Anúncio

FECHAR

Algumas sugestões de exercícios para alívio da dor lombar são: 

 

 

Consultoria: Regis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur e Tania Fleig, Fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da  Mercur.