Publicado em 01/12/2022, às 09h31 - Atualizado às 09h34 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
Na última terça-feira, dia 29 de novembro, fomos até a cidade Gameleira de Goiás, em Goiás, para aprender melhor sobre as práticas de uma fazenda regenerativa a convite da Nestlé! Em um dia cheio de aprendizados, passamos por todos os estados da prática regenerativa e conhecemos o dia a dia de uma das fazenda de produção de leite de Ninho.
A zootecnista Bárbara Sollero, mãe de Antônio, explicou o sistema de fazenda regenerativa desde o princípio: devolver para a natureza tudo o que foi retirado (ou até mais), tendo como base três valores, sendo eles o bem estar animal, redução do uso de água e cuidado com o solo. Quando combinados, esses três preceitos garantem uma maior produtividade com o mínimo de intervenção na natureza. Na fazenda Retiro, Waldiney e Jane gerenciam as 140 vacas e 150 bezerras ao lado dos filhos Gustavo (que fez um curso proporcionado pela Nestlé para ajudar na fazenda) e Fabiana, com ajuda do Nature por Ninho, que busca uma produção mais sustentável com mais de 1.066 produtores certificados pelo programa e 170 fazendas.
A jornada começa quando a vaca ainda é uma bezerra. Após o nascimento, cada uma fica individualizada por 15 dias para evitar contaminação com outras bezerras mais velhas! O colostro da mãe também é testado para garantir que a filhote receba o alimento com os melhores nutrientes. Após os 15 dias isoladas, elas passam para o próximo estágio, um piquet onde podem começar a socialização entre si. Nesse momento, continuam individualizadas por até 65 dias, e é vital que fiquem longe uma das outras. Aos 70 dias de vida, as bezerras são desmamadas.
Depois disso, elas seguem para o piquet de socialização, onde finalmente podem ter o contato umas com as outras, e passam mais 10 dias neste local. Elas se ambientam com a presença de outras vacas e a medida que crescem vão passando para outros lotes de socialização. Assim que completam 13 meses de vida ou chegam a 380kg já são consideradas aptas para engravidar. Nessa etapa, elas passam pela inseminação artificial com o sêmen sexado, garantindo que o filhote seja uma fêmea.
Quando faltam apenas 30 dias para o parto, as vacas prenhas são realocadas em um piquet de pré-parto, onde são monitoradas o tempo inteiro. Cada gestação leva nove meses, e a vaca produz leite por mais 10 meses. Dois meses antes de ter outro filhote, as vacas passam por um momento de “seca”, em que param de lactar. Em média, uma vaca passa por 10 lactações durante a vida.
O Compost Barn é um dos símbolos do sistema regenerativo de uma fazenda. Com uma tecnologia vinda dos Estados Unidos, ele consiste em um barracão climatizado e pensando justamente no bem estar das vacas. O local é feito especialmente para elas descansarem, com uma cama de 20 a 30 centímetros de terra com composto orgânico, se tornando um local confortável para que possam deitar e descansar (e ruminar!) durante o dia. Além disso, o Compost Barn conta com ventiladores que deixam o ambiente o mais fresco possível. A cama, além de confortável, também é boa para o tratamento de mastite, e segundo a zootecnista, se elas estão deitadas, é um sinal de que estão confortáveis. Com esse sistema a produtividade da fazenda aumenta, já que as vacas podem produzir cada vez mais leite, otimiza a mão de obra e reduz a emissão de gases causadores pelo efeito estufa.
Elas são ordenhadas três vezes ao dia, e cada uma das vezes leva em torno 40 minutos. Após isso, voltam para o Compost Barn para descansar. As vacas são separadas pela “fase” em que estão, e recebem uma dieta específica feita por um nutricionista, garantindo uma alimentação completa. A base da nutrição delas é silagem de milho, caroço de algodão e cevada, e o pasto consiste em 70% da alimentação.
Este é o segundo principio de uma fazenda regenerativa. Quando o produtor sabe o quanto de água é necessário para a produção da fazenda, é possível cortar o uso inadequado da água do local. A fazenda Retiro conta calhas espalhadas por todo o teto do enorme Compost Barn para reter a água vinda da chuva. Além disso, tem hidrômetros espalhados pela fazenda, que aumentaram em 30% a eficiência do uso de água entre os anos de 2020 e 2022. Ela também possui uma fonte de água que passa dentro da propriedade!
O terceiro principio da fazenda regenerativa é o cuidado com o solo, principalmente quando ele é responsável pela alimentação das vacas. “O produto final é o leite, mas a vaca só produz se ela for alimentada bem”, explicou Bárbara. A agricultura regenerativa de uma fazenda pensa em devolver para o solo tudo o que foi retirado dele. A fazenda com assistência do programa Nature por Ninho faz a rotação de culturas no solo, ou seja, no mesmo local em que foi plantado o milho também é plantada a soja, o milheto e até mesmo tomate.
Essa diversificação na plantação ajuda a dar diferentes nutrientes para o solo do local, já que cada planta faz a sua função tanto abaixo do solo quanto acima dele. Dessa forma, o solo pode ficar mais saudável, diminuindo a necessidade de defensivos ou adubação química.
Segundo Stephanie Arnesen, mãe de Oliver e Nina e Diretora de Marketing da Nestlé, a marca está presente em 30% dos lares brasileiros desde o ano de 1944, com mais de 300 milhões de copos de leites vindos de fazendas com práticas regenerativas, reduzindo a emissão de carbono na atmosfera.
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Luan Santana e Jade Magalhães contam o sexo do bebê em chá revelação simples e emocionante
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Ex-modelo húngara conta que alguém próximo de Neymar está impedindo o reconhecimento da 4ª filha