Família

Você precisa parar de esconder vegetais no prato do seu filho!

Publicado em 02/04/2016, às 08h09 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Sem dúvidas, é tentador: Apenas coloque purê de espinafres no molho do macarrão e assista, com louvor, aos seus filhos devorando o prato diante deles. Eles comem todo o espinafre – o mesmo vegetal que eles ignoraram no prato da semana passada. Eles não perceberam e você saiu impune e vitoriosa. Parece muito bom para ser verdade!

Conheça 15 dicas incríveis sobre alimentação infantil

Alimentação saudável na infância: saiba como criar regras simples

Vegetais escondidos na comida das crianças têm, definitivamente, benefícios imediatos: seus filhos vão conseguir uma pequena porção deles e muito mais nutrientes na hora da refeição. Você ficará com a consciência limpa de que eles comeram alimentos verdes e saudáveis no jantar, mesmo que eles não tenham conhecimento de que aquele ingrediente realmente esteve ali.

Mas como ficará a situação a longo prazo? Seu filho não está aprendendo de verdade a gostar de vegetais – e, estando longe dele, você não saberá se ele acrescentará purê de couve-flor no lanche que for comer no dormitório da faculdade!

Crianças precisam aprender a apreciar o gosto e a textura do alimento, mesmo que isso leve um tempo (e por “um tempo” pode-se entender meses ou até mesmo anos para algumas crianças). E pode piorar: quando seus filhos descobrirem o que você está fazendo (e eles descobrirão), se sentirão traídos e bravos. E, longe disso, não quer que seu filho desconfie de você ao preparar a comida dele – fazendo-o analisar tudo o que você serve para ele e imaginando qual foi o ingrediente surpresa da vez.

Acredite, temos muitos desafios quando se trata de vegetais. Mas prefira ver o seu filho mordiscando uma ou duas vezes o brócolis no jantar porque ele quer, do que comendo biscoitos com purê de brócolis injetado dentro deles.

10 passos para uma alimentação saudável na gravidez

Como alimentar seu filho em cada fase da infância

Então, aqui vai um conselho: Se você quiser fazer brownies de feijão preto, bolo de abobrinha, smoothies de espinafre ou molho de macarrão com legumes amassados, faça! Apenas informe os seus filhos sobre o que tem dentro de cada prato – ou recrute eles para ajudar você no processo de preparo. Eles vão adorar ver como os vegetais são transformados de diversas formas. De qualquer maneira, continue oferecendo vegetais nas refeições e lanches também.

E tome cuidado com as comidas processadas que ostentam legumes. Muitas vezes, esses alimentos, além de possuírem sódio, açúcar e ingredientes artificiais, destroem-se vários nutrientes no processamento.


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer