Publicado em 17/05/2018, às 15h56 - Atualizado às 16h05 por Redação Pais&Filhos
A gente aprende a amar na infância. É isso mesmo! É no relacionamento com os pais que as crianças começam a ter percepção de amor, de relacionamento e de autoestima. Quem já fez terapia, sabe do que estamos falando! Uma pesquisa da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos reforça isso: estudiosos concluíram que os pais podem ajudar as crianças a terem relacionamentos amorosos mais saudáveis e menos violentos no futuro.
Segundo a pesquisa, um clima familiar positivo e uma educação efetiva na adolescência estavam associados a melhores habilidades de resolução de problemas em relacionamentos românticos de jovens adultos. Além disso, as crianças que tiveram um envolvimento mais positivo com seus pais durante a adolescência relataram sentir mais amor e conexão com seus parceiros quando jovens adultos.
Para chegar a tal conclusão, o estudo, publicado recentemente no Journal of Youth and Adolesccence, ouviu 974 adolescentes, em três momentos, entre o sexto e o nono ano, quando os participantes responderam a várias perguntas sobre suas famílias e sobre si mesmos. Eles relataram seu clima familiar, as estratégias disciplinares de seus pais (quão consistentes e rígidos eles eram), como eles eram assertivos e se tinham interações positivas com a família.
Ao atingirem a idade adulta, por volta dos 19,5 anos, os participantes foram convocados novamente. Desta vez, eles responderam a perguntas sobre seus relacionamentos amorosos, seus sentimentos em relação aos parceiros e se eram capazes de resolver construtivamente problemas em seus relacionamentos.
Violência
Os pesquisadores também descobriram que um clima familiar mais coeso e organizado e uma paternidade mais eficiente durante a adolescência estavam associados a um menor risco de violência nos relacionamentos de adultos jovens.
“Durante a adolescência, você está começando a descobrir o que quer em um relacionamento e a formar as habilidades necessárias para relacionamentos de sucesso.
O relacionamento familiar é o primeiro relacionamento íntimo de sua vida, e você aplica o que aprende nos relacionamentos posteriores. É onde você aprende a se comunicar construtivamente, ou, talvez, o inverso, quando você tem um conflito. Essas são habilidades que se aprende com a família e se aplicará em relacionamentos posteriores”, disse uma das autoras do estudo, Mengya Xia, ao Science Daily.
Espelho
Para a psicóloga e coaching Cristiane Pertussi, mãe de Renata e Pedro, a pesquisa corrobora o que já se sabe sobre o impacto que o relacionamento familiar tem sobre os filhos até a vida adulta.
“As primeiras experiências são as experiências com pai e mãe e se você tem um modelo abusivo na infância, que envolve medo, frustração, tende a repetir este comportamento no futuro. Por isso, os pais precisam ter discernimento, não agir de forma impulsiva e agressiva. Ao corrigirem a criança é preciso usar estratégias claras, dizer que não gostou do comportamento, mas não deixar dúvidas de que continua amando a criança”, diz.
Além disso, lembra ela, a forma como os pais comportam-se um com o outro também influencia como os filhos serão em seus relacionamentos no futuro. “O modelo de relacionamento dos pais costuma ser aprendido pelos filhos. Tudo o que é visto, tende a ser repetido, vai servir de modelo”, finaliza.
* Por Gladys Magalhães
Leia também
Se liga: tem coisas que seu filho precisa aprender para se tornar um adulto melhor
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"