Família

Vítima de violência obstétrica processa maternidade e ganha indenização após meses de angústia

Grávida teve o direito a acompanhante negado por maternidade na hora do parto, e sofreu negligência por parte de médico obstetra - Freepik
Freepik

Publicado em 18/07/2022, às 16h27 por Redação Pais&Filhos


No dia 5 de janeiro de 2014, a empresária Thamires Terto deu entrada em uma maternidade da unidade particular da cidade de Teresina, município do Piauí. Ela sentia as dores comuns do trabalho de parto, e foi atendida por um médico plantonista. O profissional prestou apenas o primeiro atendimento à Thamires, e acompanhou a fase inicial do processo de evolução do trabalho de parto. Ele não a encaminhou para o Centro Cirúrgico, e pouco tempo depois se retirou do local.

A mulher permaneceu sozinha no corredor do hospital e sentiu que o bebê estava dando indícios de que iria nascer. Além disso, a mãe dela, que estava como acompanhante, foi impedida de entrar no corredor do Centro Cirúrgico.

Grávida teve o direito a acompanhante negado por maternidade na hora do parto, e sofreu negligência por parte de médico obstetra
Grávida teve o direito a acompanhante negado por maternidade na hora do parto, e sofreu negligência por parte de médico obstetra (Foto: Freepik)

“Fiquei muito tensa nessa hora. Senti a pressão, botei força, e desceu a cabeça dela. Eu gritei: ‘minha filha tá nascendo’, aí duas enfermeiras me ajudaram e ela nasceu no corredor. Depois de uns 20 minutos o médico apareceu, não disse nada, não pediu desculpas, entrou mudo e saiu calado. Perguntou horário do nascimento, essas questões técnicas”, relembrou a vítima em entrevista ao G1.

Após seis meses do nascimento da filha, Thamires Terto ainda pensava sobre o dia do parto: “Depois, contando a história, foi caindo a ficha de que não foi legal, foi muito tenso. Eu ficava olhando para ela (a filha), para ver se ela não tinha tido nada, caindo na maca. Os meses passaram e fiquei com aquilo. E com seis meses dela, eu pensei: ‘não aguento mais ser invadida por esse pensamento. O que aconteceu não foi legal, mas procuro uma psicóloga ou uma advogado?’. Na dúvida, procurei um advogado, e depois fiz terapia”.

A empresária entrou com uma ação judicial contra o médico e a maternidade, mas a unidade de saúde se responsabilizou pelo crime. A decisão da Justiça foi favorável à mãe, e a maternidade foi obrigada a ressarcir os custos do parto à vítima, além de pagar uma indenização por danos morais.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Iza está grávida do primeiro filho com Yuri Lima - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS