Família

Vem ver tudo o que rolou nos podcasts com os convidados do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

Beto Biagtti e Marcos Piangers - Reprodução/ Pais e Filhos
Reprodução/ Pais e Filhos

Publicado em 17/11/2022, às 17h31 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo


Tem novidade no seminário! Com o retorno da edição presencial, o 14º Seminário Internacional Pais&Filhos traz mais conteúdo para além das palestras, bate-papo e mesa-redonda.

Pela primeira vez, transmitimos ao vivo uma série especial de podcasts com os palestrantes e convidados do evento diretamente da Unibes Cultural. A ideia é alcançar ainda mais pessoas e levar conteúdo também para quem não pôde estar presente presencialmente no dia 17 de novembro. As conversas são comandadas por Beto Bigatti, pai de Gianluca e Stefano e embaixador e colunista da Pais&Filhos.

Beto é publicitário e, desde 2016, compartilha experiências de paternidade no blog ‘Pai Mala’. Ele criou o espaço como forma de trazer visibilidade para uma discussão que ainda precisa de muito espaço: o papel do pai de uma maneira mais leve e afetiva. Além disso, Beto aborda os desafios da paternidade sendo uma pessoa com deficiência e fala sobre temas como inclusão, representatividade e capacitismo. Ele também é autor do livro ‘Pai Mala: relatos sinceros de afeto, vínculos e imperfeições que não estão nos manuais’, lançado em 2020.

Os bate-papos foram transmitidos no perfil da Pais&Filhos no TikTok, YouTube e Facebook. As conversas foram cheias de conteúdo, informação, risadas e muita emoção. Olha só um resumo de tudo o que rolou:

Adriana Cury + Andressa Simonini

Adriana Cury, mãe de Alice, é Diretora Geral da Pais&Filhos. Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, é editora-executiva da Pais&Filhos. Durante o papo, Beto questionou Adriana sobre como está sendo vir no seminário agora que é mãe de Alice. Ela logo respondeu: “Por mais que a gente fale sobre isso 24 horas por dia, você não tem ideia de como é na vida real!”. Beto disse que o conteúdo terá outro significado desta vez, e Adriana concordou.

Andressa aproveitou o momento para dividir a ansiedade dos bastidores para preparar o evento, que voltou a ser presencial depois de várias edições online. “Nos [seminários] online que a gente fez não tinha essa energia que têm essas pessoas”, lembrou. “Estou muito feliz e realizada”, completou.

Marcos Piangers

Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora, colunista da Pais&Filhos ao lado da esposa, Ana Cardoso, e autor do best seller “O Papai é Pop 1 e 2” e do “O Poder do Eu Te Amo”. Ele é jornalista, a maior referência quando o assunto é paternidade. Comandou a palestra “Cadê a mãe dessa criança?” no Seminário. Durante o podcast, ele falou sobre o tema do seminário e a importância da sociedade para criação de uma criança. “O acolhimento acolheu o diferente. Acolheu com empatia a vida e o estilo do outro. Meu convite é para você também, é se acolher”, afirmou ele, que além de provocar reflexões, também se emocionou ao lembrar do homem que se tornou após a paternidade.

Beto Biagtti e Marcos Piangers (Foto: Reprodução/ Pais e Filhos)

Patrícia Marinho + Pat Camargo

Para falar sobre a importância da infância para a formação de um adulto, convidamos Patrícia em dose dupla. A Pat Camargo sabe de neurociência e desenvolvimento infantil, é brinquedista, contadora de histórias, jornalista e mãe do Henrique, da Sofia e da Larissa. A Patricia Marinho é educadora, autora, publicitária e membro da comunidade de Prática do Brincar do Center on Developing Child (CDC) da Universidade de Harvard e mãe da Carol e da Gabi. Elas palestraram sobre “Cabe o mundo em uma criança”, e no podcast comentaram que cuidar é trabalhoso, mas não pode ser depressivo. É preciso colocar prazer no que se faz.

“Eu acho que é isso um pouco o que a brincadeira resgata. Esse brincar resgata o prazer de estar do lado dessa criança. Esse prazer de ver a criança evoluindo e você ter a certeza de que o que você está fazendo é importante para você também”, conclui Patricia Marinho.

Pri Montes + Mariah Mascarenhas

No podcast, Beto também recebeu Priscilla Montes, mãe de Gael e Educadora Parental certificada, trabalha para apoiar as famílias a construírem relações mais respeitosas com as crianças, trazendo todo universo da educação respeitosa com suas mais variadas vertentes e embasamentos científicos. Ao lado dela esteve Mariah Mascarenhas, mãe do Felipe, criadora de conteúdo digital e embaixadora da Pais&Filhos. As duas bateram um papo sincero sobre criação de filhos meninos.

Dra. Ana Jannuzzi

Mãe de Romana e Clarice, a Dra. Ana Januzzi é médica especializada na área de Pediatria e também em Sono. Atualmente, também é professora do Curso de Capacitação em Sono e Rotina, vinculado à Faculdade Brasília, e ministra cursos para famílias sobre Gestação, Parto e Puerpério e sobre Sono e Rotina do bebê. Ela é responsável por fazer a palestra “Pega essa mãe no colo”.

Seguindo a mesma linha do tema central da palestra, ela aproveitou para dizer sobre a solidão da mãe assim que o filho nasce. “Seria muito rico que todos entendessem que o que está acontecendo ali é o nascimento de um bebê e de uma mãe”, afirmou.

Ana Januzzi e Beto Bigatti (Foto: Reprodução/ Pais e Filhos)

Valesca Karsten

Valesca Karsten, Educadora Infantil e empreendedora, mãe de Thiago e Roberta, que também está à frente do projeto PAISdemia, que avalia o impacto da pandemia na parentalidade esteve também no podcast. Além de compartilhar algumas histórias de pais que ela conversou para o projeto, Karsten também contou relatos pessoais sobre o início de sua maternidade. “Eu não dava muita oportunidade para o pai. Não porque eu não amava ou não confiava. Mas porque eu achava que tudo era minha responsabilidade”.

Peu Fonseca

Peu Fonseca, pai de João, Irene, Teresa e Joaquim. Nas horas vagas, fotografa, escreve e co-lidera a Rede Amparo (@somosamparo) – junto com sua parceira Lua Barros e mais um monte de gente preocupada com o mundo e com as relações. Peu está a frente da palestra “Toma que o filho é nosso”.

Em sua participação, Peu abriu o diálogo para várias reflexões sobre paternidade e dividiu um momento em que viveu quando visitou Roma, na Itália. Ele conta que enquanto admirava uma praça milenar com um amigo fotógrafo, crianças chegaram da escola e ocuparam o lugar. Os dois comentaram sobre a beleza de crianças habitarem os lugares, e que isso acontece há mais de 2 mil anos. “Eu não tinha parado para pensar que não teremos como tirar a humanidade da existência transformadora dessas crianças enquanto são crianças, enquanto vivem a sua infância”, pontuou.

Peu Fonseca e Beto Bigatti (Foto: Reprodução/ Pais e Filhos)

Izabella Camargo

Izabella Camargo, jornalista, apresentadora, palestrante e escritora. Comunicadora com foco em saúde mental e bem-estar no trabalho. Criou o movimento PRODUTIVIDADE SUSTENTÁVEL, para o desenvolvimento de habilidades para o equilíbrio dinâmico entre trabalho e vida pessoal. Mãe de Angelina, ela contou um pouco sobre o burnout que teve há alguns anos e como é importante cuidar da saúde mental: “Para mim ter uma boa saúde mental é se incluir na agenda todos os dias”.

Betho Fers + Thamirys Nunes

Betho Fers é Doula de Adoção, graduando em Psicologia e pai da Teté. Estuda a parentalidade adotiva há mais de 15 anos, desde que ele e o marido – Erick – falaram a primeira vez sobre adotar uma criança. Thamyris Nunes, mãe de Agatha, uma criança trans de 7 anos, ativista pelos direitos trans infantojuvenil, autora do livro: “Minha Criança Trans?”, fundadora da ONG Minha Criança Trans e Coordenadora Nacional da Área de Proteção e Acolhimento a Crianças,  Adolescentes e Famílias LGBTI, na Aliança Nacional LGBTI.

Os dois estiveram lado a lado para discutir sobre preconceito. “As crianças aprendem e replicam o preconceito. Tudo vai da estrutura familiar”, reforçou Thamyris.

Lore Improta

Quem também esteve no podcast foi Lore Improta. Lore é dançarina, apresentadora, publicitária e influencer, mãe de Liz, fruto do relacionamento com o cantor Leo Santana. Ela compartilhou vários relatos pessoais sobre a relação dela enquanto esposa, mãe, trabalhadora e mulher. “Os filhos crescem, no final vão ficar só vocês dois. Se vocês se abandonarem agora, lá na frente não vai ter filho para salvar essa relação. Então tente sempre equilibrar o marido, com os amigos, com filho”, recomendou.

Lore Improta e Beto Bigatti (Foto: Reprodução/ Pais e Filhos)

Roberta e Taís Bento

Roberta e Taís Bento são mãe e filha, embaixadoras da Pais&Filhos, e fundadoras do site SOS Educação. Roberta contou como a escola é importante para criar a rede de apoio dos filhos. Segundo ela, as amigas da Taís que ela conheceu na escola são até hoje próximas a ela, e as mães das meninas se tornaram também suas amigas.

Fefa Alfano + Amanda Pereira

Fefa Alfano, mãe de Rafael e Felipe, embaixadora da Pais&Filhos, influenciadora e criadora de conteúdo para o portal Promovida a mãe (@promovidaamae) falou com Amanda Pereira, mãe de Jorginho e João e influenciadora de maternidade e lifestyle sobre pandemia e família. “Foi um desafio, mas tem um lado muito importante que a gente viveu e está carregando agora”, disse Fefa.

Amanda Pereira, Fefa Alfano e Beto Bigatti (Foto: Reprodução/ Pais e Filhos)

Vanessa Abdo + Telma Parada + Tatáh Fávaro

Um trio é um trio! Vanessa Abdo, mãe de Laura e Rafael, Doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada esteve ao lado de Thelma Parada, mãe de Guilhermina, odontopediatra e embaixadora da Pais&Filhos; e Tatah Fávero, criadora de conteúdo digital e mãe de Dominic, o “Dom”, que nasceu com a Trissomia do 21 (Síndrome de Down). Na conversa, elas falaram sobre culpa de mãe, família e casamento.

Veja a programação do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

8h30 – Welcome Coffee

9h00 – Abertura

9h30 – Palestra I | Cadê a mãe dessa criança | Marcos Piangers

10h40 – PAISdemia | Dado Schneider

11h10 – Palestra II| Cabe o mundo em uma criança | Patricia Marinho e Pat Camargo

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra III| Toma que o filho é nosso | Peu Fonseca

14h40 – Palestra IV| Pega essa mãe no colo | Dra. Ana Jannuzzi

15h45 – Coffee-break

16h05 – Papo reto: Mãe x tempo | Izabella Camargo

16h40 – Mesa-redonda | Toda família é nossa | Lore Improta, Ivi Pizzott, Thamirys Nunes e Paula Amorim (convidada da Philips Avent)

18h55- Encerramento

Conheça o tema

Um famoso provérbio africano diz que é preciso de uma aldeia para criar uma criança. Mas, o inverso também se aplica, já que é preciso de uma criança para criar uma aldeia. Essa foi uma provocação feita por Peu Fonseca, um dos palestrantes do seminário. Todas as pessoas que vivem ou viveram neste mundo tem uma coisa em comum: elas já foram crianças, e mesmo sendo uma das maiores semelhanças que temos, acabamos não olhando para o período da infância da forma que deveríamos.

O fato é que é comum não saber lidar com crianças porque somos ensinados que esse é um dever apenas da família. Da mãe, principalmente. Muito mais do que ter um olhar diferenciado para essa fase da vida, precisamos acolher todos os integrantes da família. Dar colo para aquela mãe que nunca tira a capa vermelha e carrega todas as responsabilidades consigo, abrir espaço para que a paternidade daquele pai não seja descredibilizada e exercida ao máximo. Se todo mundo se sentisse responsável pela qualidade de vida de uma criança, a falta de empatia seria muito menor. Criar crianças e família felizes é uma tarefa que só pode ser realizada no coletivo. Foi assim que o nosso tema nasceu: “Toda família é nossa”. Além de ver apenas para o nosso núcleo, é fundamental cuidar de quem cuida de uma criança.


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua

Manu Bahtidão fala sobre ausência na festa da Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão manda indireta após polêmica na festa da filha de Viih Tube

Fernanda Paes Leme lamenta distanciamento de Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme faz desabafo em aniversário de Bruno Gagliasso: "Teve um afastamento"

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Zé Felipe e Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Zé Felipe deixa Virginia constrangida em estreia de programa no SBT: "Máquina de sexo"