Família

Veja como será o funeral da Rainha Elizabeth; o ritual deve acontecer em aproximadamente 10 dias

A Rainha Elizabeth II está com uma saúde delicada - “London Bridge is Down” (A ponte de Londres caiu) esse foi o código usado pelo secretário particular da rainha Elizabeth(Foto: reprodução/Instagram/@theroyalfamily) 
“London Bridge is Down” (A ponte de Londres caiu) esse foi o código usado pelo secretário particular da rainha Elizabeth(Foto: reprodução/Instagram/@theroyalfamily) 

Publicado em 08/09/2022, às 13h15 por Redação Pais&Filhos


A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada na tarde desta quinta-feira, 8 de setembro. A partir do anúncio, é decretado o luto e o funeral deve ser realizado em aproximadamente 10 dias. O corpo da rainha deve ser mumificado para que possa passar por todos os processos. No dia do sepultamento, o corpo será levado a Westminster, onde fica o governo britânico. O velório deverá ser restrito a amigos e familiares e só depois as portas serão abertas. A população de todo o mundo poderá percorrer um corredor para ver a urna funerária da rainha, fazer orações e prestar suas últimas homenagens.

A Rainha Elizabeth II está com uma saúde delicada
“London Bridge is Down” (A ponte de Londres caiu) esse foi o código usado pelo secretário particular da rainha Elizabeth(Foto: reprodução/Instagram/@theroyalfamily) 

Além disso, no dia do sepultamento, o governo deve decretar feriado nacional e a população britânica deve tomar as ruas de Londres para homenagear a monarca. O cortejo fúnebre levará o corpo de Elizabeth II até a Abadia de Westminster, enquanto os sinos do Big Ben devem badalar, exatamente às 11h da manhã. Após uma cerimônia religiosa de corpo presente, um novo cortejo levará o caixão de Elizabeth II até o Castelo de Windsor, onde será sepultado na Capela de São Jorge, ao lado dos restos mortais do pai dela, o rei George VI.

“London Bridge is Down” (A ponte de Londres caiu) esse foi o código usado pelo secretário particular da rainha Elizabeth, para informar a primeira ministra sobre a morte da monarca. Protocolos como esse fazem parte do anuncio de uma morte dos membros da família real.

O plano chamado ‘Operação Ponte de Londres’ existe desde a década de 1960 e passa por atualizações a cada ano para que a monarquia e o governo tenham controle absoluto da situação. O protocolo dizia ainda que os médicos entrariam em contato com a família, que por sua vez entrariam em contato com o secretário particular da Rainha que passa a informação para a primeira ministra e por fim o anúncio final e oficial a toda população.

Vale lembrar também que o protocolo faz que os 15 governos dos países chefiados por Elizabeth II  sejam  informados por meio do Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores. Em entrevista a rádio CBN, Renato de Almeida Viera e Silva, especialista na história da família britânica,  explica que esses rituais existem pois é um sistema muito particular que envolve questão política e religiosa e também muito simbolismo. Ele reforça ainda que além de Elizabeth ter uma grande importância como chefe de estado , tem uma forte presença na história nacional britânica. Ela dedicou sua vida ao serviço público e está representada na moeda, no selo, em placas, estações de metro, estações de trem, em hinos e fazia parte de centenas de organizações sociais.

Assista agora o POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos:


Leia também

Manu Bahtidão desiste de fazer apresentação no aniversário de Lua - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Manu Bahtidão se nega a fazer show em festa de 1 ano de Lua após chegar horas atrasada

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Manu Bahtidão se pronuncia após não fazer show em festa de 1 ano da filha de Viih Tube e Elizer

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Zé Felipe e Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Zé Felipe deixa Virginia constrangida em estreia de programa no SBT: "Máquina de sexo"

Filhos de Zagallo estão em disputa judicial pela herança - Reprodução/Instagram

Família

Zagallo deixa herança para filho mais velho e exclui outros 3 do testamento

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Ana Carolina Oliveira vai na festa da filha de Viih Tube e Eliezer - Foto: reprodução/Instagram

Família

Mãe de Isabella Nardoni marca presença com família no aniversário de Lua