Família

Vacinação contra a dengue é ampliada para adolescentes de até 14 anos; entenda o motivo

Vacinação - (Foto: Reprodução/Freepik)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Publicado em 06/03/2024, às 09h28 por Ketlyn Ribeiro, Estagiária | Filha de Leandra e Vagne


Após o grande aumento de casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde informou que irá ampliar a vacinação contra a doença para adolescentes de até 14 anos. A decisão foi tomada após um pedido das secretarias estaduais, já que a procura por imunização está muito baixa, bem abaixo do que o esperado.

Ao todo, a vacina contra a dengue foi distribuída em 16 estado e o Distrito Federal, além de mais de 500 cidades, segundo informações do G1. Por enquanto na primeira etapa da imunização estão sendo priorizadas regiões com mais casos da doença nos últimos anos. Ainda assim a situação está preocupante, já que a procura da população pela vacina está baixa.

Mosquito da dengue
Mosquito da dengue - (Foto: Reprodução/Freepik)

Neste primeiro momento a recomendação do Ministério da Saúde é que as doses sejam destinadas a crianças de 10 a 11 anos. Minas Gerais é o estado com menor número de casos da doença, no entanto, não aplicou nem 2% dos imunizantes recebidos. Em Roraima a situação ainda é mais preocupante, com o total de apenas 0,5%. O Distrito Federal tem a melhor taxa de aplicação, que é de 35%. Ainda aassim, não é um bom número.

Como a vacina funciona?

De acordo com a Dra. Vivian, a vacina foi feita com vírus vivo enfraquecido. “A nossa vacina é toda formada pelo vírus da dengue. Ela é composta de versões atenuadas (vírus vivos enfraquecidos) dos quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença”.

A médica explica que a vacina expõe o organismo aos 4 sorotipos de vírus e induz uma resposta imunológica muito ampla. “O organismo produz anticorpos e imunidade por células, que vai resultar na redução no número de casos sintomáticos e principalmente a redução de hospitalizações”, pontua.

Quem pode tomar a vacina da dengue?

Tanto pessoas que já tiveram a doença, quanto quem não teve podem tomar a vacina – desde que estejam dentro da faixa etária estabelecida (4 a 60 anos).

Não há necessidade de se fazer nenhum exame ou teste sanguíneo prévio a tomada da vacina, além de que, segundo a profissional da saúde, a doençapode deter qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou da condição socioeconômica.

Existe diferença na ação entre adultos e crianças?

Segundo Vivian, não há um diferencial de ação entre os dois grupos, uma vez que a vacina foi testa primeiro em crianças e depois passou a ser investigada em adultos. “Primeiramente, o estudo foi realizado em mais de 20 mil crianças e adolescentesde 4 a 16 anos. Em paralelo, se avaliou também se a vacina gera imunidade em adultos. Então, os estudos demonstraram de 1 ano e meio a 60 anos que a eficácia é similar”.

Criança e adulto tomando vacina

Tanto crianças, quanto adultos tem sintomas e eficácias iguais (Foto: Pexels)

Quais são os efeitos colaterais?

Assim como muitas vacinas, a da dengue pode causar alguns efeitos colaterais. Dor no local da injeção, vermelhidão, mal estar, fraqueza, febre, infecções de vias aéreas superiores, diminuição do apetite, irritabilidade, dor de cabeça, sonolência e dor no corpo, são sintomas comuns (contraindicados na bula) causados após tomar o imunizante. Os efeitos podem ocorrer em adultos e crianças.

Bebês podem tomar?

Vivian, que também é pediatra, afirma que no estudo principal, conhecido como TIDES (Estudo de Eficácia da Imunização Tretavalente com a Dengue), foram envolvidas mais de 20 mil crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, o que demonstrou uma maior eficácia nessa faixa etária.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha