Criança

10 a 12 anos


Esta fase

Uma fase que merece muita atenção e carinho, além de orientação e boas conversas. Seu filho buscará ganhar mais autonomia, além de preferir passar seu tempo com jovens da mesma faixa etária. O gosto por esportes se intensifica e as saídas em grupo começam a aparecer – aniversários, boliches, cinema e shoppings centers são as primeiras de muitas atividades que vêm por aí.  De uma maneira sutil – sem invadir a privacidade do seu filho-, procure conhecer todas as companhias dele. Nesta época ele costuma eleger um “melhor amigo” ou “uma melhor amiga”.

Seu filho

Nessa fase iniciam-se o desenvolvimento dos órgãos genitais, surgindo modificações físicas no corpo, modificam-se os focos de interesse e, muitas vezes, iniciando o distanciamento dos pais. É importante conversar e explicar que o corpo vai sofrer modificações importantes, preparando-o para a vida adulta. A vacina anti HPV (prevenção do câncer de colo uterino) pode ser administrada a partir dos 9 anos, em meninas e meninos. O HPV é transmitido por relação sexual, mas o motivo de dar a vacina agora é que o corpo já consegue produzir os anticorpos.

Como ajudar

Caso seja mãe de uma menina, que tal explicar mais sobre a primeira menstrução? Se ela ainda não apareceu, pode chegar a qualquer momento e, por mais que escola, internet e amigas já façam suas explicações, nada melhor do que ouvir conselhos e dicas da própria mãe. Para evitar o susto e o despreparo, o ideal é que a menina já ande com um absorvente na bolsa. Se achar que não sabe como iniciar essa conversa – assim como falar sobre sexo-, leia sobre o assunto, converse com seu ginecologista e – principalmente – coloque-se no lugar dela.

Anúncio

FECHAR

Preocupações comuns

É uma fase de transição, em que seu filho ainda mantém o vínculo com a infância, mas aos poucos se torna adolescente. Ele mesmo não se entende e, aí, acha que você é que não o está compreendendo. Aparecem os primeiros sinais da puberdade, como o despontar dos seios. Em geral, a menstruação começa uns 2 anos depois disso. Pode ser que seu filho engorde um pouco antes de começar a espichar. Procure orientá-lo sobre hábitos saudáveis, mas sem drama. O pediatra pode avaliar se está tudo normal ou se você precisa adotar alguma medida especial. O uso exagerado de computadores e videogames pode ficar ainda mais intenso nessa etapa. Continue estipulando horários, fique de olho nos sites visitados pelo seu filho e incentive muito a leitura de livros.

Você

A criança começa a pedir dinheiro para o lanche com os amigos, para o cinema, para o presente da amiguinha aniversariante. Aproveite essa fase para orientar seus filhos sobre o uso do dinheiro – estabeleça uma mesada e seus limites, por exemplo. É importante explicar, também, como usar – e se portar – transportes públicos, tendo noções de como se proteger e se deslocar na rua.