Publicado em 21/03/2021, às 16h06 - Atualizado às 16h06 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
A primeira remessa de vacinas do consórcio global Covax Facility chegou ao Brasil neste domingo, 21 de março, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Neste primeiro lote, o Brasil recebeu 1.022.400 de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca fabricado na Coreia do Sul. O Ministério da Saúde afirmou que mais 1,9 milhão de doses devem chegar até o final deste mês.
A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A aliança é liderada pela OMS (Organização Mundial da Sáude). Até o momento, o acordo feito com o Brasil prevê a chegada de 42 milhões de doses, como apontado pelo G1.
Desses 42 milhões, 9,1 milhões são doses da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar ao Brasil entre março e abril. Até o momento, porém, apenas 2,997 milhões de doses estão confirmadas, segundo a presidente da Fiocruz Nísia Trindade.
Brasil assinou na última sexta-feira, 19 de março, contratos para a compra das vacinas das farmacêuticas Janssen (do grupo Johnson & Johnson) e Pfizer. Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, contou durante uma coletiva de imprensa que negociações estavam sendo feitas nos últimos dias e os contratos foram assinados hoje.
Os contratos preveem a chegada de 13,5 milhões de doses da Pfizer no segundo trimestre, a partir de abril, e 86,4 milhões no terceiro, a partir de julho. Já com a Janssen são previstas 38 milhões de doses no quarto trimestre, de outubro a dezembro.
Até o momento, as vacinas que têm registro definitivo na Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e são aprovadas para aplicação na população são a da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford. Já a da Janssen não tem registro definitivo nem autorização para uso emergencial.
As que estão sendo aplicadas atualmente são a da AstraZeneca/Oxford e a CoronaVac, que só possui registro emergencial. A Organização Mundial de Saúde já aprovou o uso emergencial das vacinas da Pfizer e da Janssen. A vacina do grupo Johnson & Johnson é a única entre as que estão sendo aplicadas no mundo que requer somente uma dose por pessoa.
De acordo com a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, a vacina Pfizer apresenta uma eficácia de cerca de 92,% após a primeira dose. Segundo o estudo Ensemble desenvolvido pelo Laboratório Farmacêutico Janssen, da Johnson & Johnson, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, a eficiência da vacina Janssen foi de 85% na prevenção de casos graves, inclusive entre voluntários com 60 anos ou mais, em todas as regiões do mundo onde o estudo foi conduzido.
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"