Família

Vacina contra câncer no cérebro tem resultados positivos na primeira fase de testes

Vacina contra câncer cerebral apresenta resultado positivo nos testes preliminares - Freepick
Freepick

Publicado em 13/04/2021, às 12h38 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Pesquisadores alemães estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina que ajuda o sistema imunológico a lutar contra células cancerosas. Segundo um artigo publicado pela revista científica Nature, os resultados da primeira fase de testes foram promissores e não apresentaram efeitos colaterais.

Vacina contra câncer cerebral apresenta resultado positivo nos testes preliminares (Foto: Freepick)

A vacina foi utilizada em pacientes com glioma difuso, um tipo de câncer que se espalha pelo cérebro e é extremamente difícil de ser removido por completo. Os tratamentos como quimioterapia e radioterapia também tem efeitos limitados nesses pacientes. O estudo apontou que 70% dos pacientes com esse tipo de câncer têm uma mutação de gene parecida, tornando possível a produção de um imunizante que evite a proliferação do glioma difuso.

Como apontado pelo site Good News Network, os pesquisadores começaram os testes anos atrás em ratos com mutação artificial da proteína IDH1, similar a encontrada nestes tipos de câncer. Depois de aplicar a vacina nesses roedores, a células cancerosas pararam de aumentar, indicando um resultado positivo nos testes preliminares. Na época em que saiu os resultados dos testes feitos em ratos, o diretor médico do Departamento de Neurologia da Universidade de Medicina de Mannheim, chefe da Divisão de Pesquisa Alemã do Câncer e diretor do estudo, Michael Platten, ganhou o Prêmio Alemão do Câncer.

A partir daí, ele e a equipe evoluíram para outros passos do teste. Para isso, aplicaram o imunizante em 33 pacientes de diferentes centros de tratamento para câncer na Alemanha. Destes, 30 apresentaram resposta imunológica à vacina. Como relatado por eles na pesquisa publicada, grande parte dos voluntários tiveram um “pseudo-progresso” com células imunizantes atacando o tumor.

Os estudos, que foram iniciados em 2018, apontaram que 84% dos pacientes vacinados sobreviveram ao câncer, enquanto 63% do pacientes não sofreram nenhum crescimento do tumor desde então. Além disso, entre os pacientes que tiveram respostas específicas do sistema imunológico, 82% não apresentaram progressão da doença. Apesar dos resultados positivos até o momento, os pesquisadores apontaram que ainda não é possível tirar nenhuma conclusão precipitada sobre a real eficácia da vacinação nessa primeira fase dos estudos.

“Nós não podemos tirar qualquer conclusão precipitada sobre a eficácia da vacina deste estudo em fase inicial sem um grupo de controle. Mas a segurança e o grau de imunização da vacina foram tão convincentes que vamos continuar perseguindo o conceito da vacinar em uma fase I avançada dos estudos”, explicou Platten.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Davi quebra o silêncio após Mani colocar fim no relacionamento: "Eu sou um ser humano"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia