Família

Tripulantes do Submarino Titan teriam tentando retornar à superfície, afirma ex-consultor da OceanGate

Rob afirmou que recebeu relatórios preliminares pouco antes do submarino perder o contato com o navio-mãe - Reprodução
Reprodução

Publicado em 04/07/2023, às 08h13 por Mayara Neudl, Estagiária | Filha de Lidia e Rogerio


Rob McCallum, ex-consultor da OceanGate, disse à revista The New Yorker que o submarino Titan, que foi visitar os destroços do Titanic com 5 tripulantes a bordo e implodiu no domingo, 18 de junho, teria tentado retornar à superfície.

Antes da implosão, Rob afirma ter recebido relatórios preliminares da situação do submersível que, teria soltado os pesos que garantem a navegação durante a descida. Além de demonstrar que o Titan estava tentando contato com o Polar Prince, o navio-mãe, também indica a tentativa de voltar à superfície.

Ex-consultor da OceanGate disse que o submarino Titan teria tentado retornar à superfície
Rob afirmou que recebeu relatórios preliminares pouco antes do submarino perder o contato com o navio-mãe (Foto: Reprodução)

O diretor de Titanic e também especialista em mergulhos em águas profundas, James Cameron, já havia dito à ABC News que as pessoas a bordo do submarino estariam tentando lidar com uma emergência.

Quando estava aproximadamente a 940 metros de profundidade e em torno de 1 hora e meia após imergir, o Titan perdeu o contato com seu navio-mãe. Não está claro se os ocupantes do submersível estavam cientes da falha no casco e do risco de vida.

Últimas horas de pai e filho

Em entrevista ao The New York Times, a viúva de Shahzada Dawood, de 48 anos, e de Suleman Dawood, de 19, Christine Dawood, conta que os passageiros do submarino Titan foram instruídos a carregarem suas músicas favoritas para se manterem entretidos durante a descida.

As faixas tocariam em uma caixa de som bluetooth, desde que não fossem do gênero musical country, já que o CEO da OceanGate, Stockton Rush, proibiu o estilo de música, segundo Christine.

Viúva de milionário que estava com o filho em submarino
Christine acredita que o marido e o filho tenham passado as últimas horas procurando animais bioluminescentes (Foto: Reprodução/Linkedin/Divulgação)

Na entrevista, a mãe de Suleman também relata que acredita que o pai e o filho se sentaram procurando criaturas bioluminescentes em meio à escuridão que rodeava o lado externo do submersível. As luzes de dentro teriam sido apagadas para economizar bateria.

Última foto

A última foto registrada de Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood, vítimas da tragédia do submarino Titan, a expedição milionária cujo objetivo era ir até os destroços do Titanic, foi divulgada nesta segunda-feira, 03 de julho.

Christine Dawood, mãe e esposa dos mortos no acidente, contou como foram os últimos momentos dos dois com a família, enquanto ela e a filha Alina se despediam dos entes queridos antes de embarcarem no Titan.

Pai e filho Dawood embarcaram juntos no submarino
Pai e filho embarcaram juntos no submersível que foi visitar os destroços do Titanic (Foto: Reprodução/DailyMail)

Ela revelou que o executivo da OceanGate, Stockton Rush, uma das vítimas do ‘Titan’, foi até Londres, onde a família Dawood residia, para convencê-los de que a viagem era segura três meses antes do ocorrido.

Segundo Christine, o voo que os levariam até o porto de St John’s, onde iriam se encontrar para expedição, chegou a ser cancelado e naquele momento gerou preocupação sobre eles perderem a ida até o Titanic. “Na verdade, estávamos muito preocupados, tipo ‘oh, meu Deus e se eles cancelassem aquele voo também’? Em retrospecto, obviamente, eu gostaria que eles tivessem feito isso”, disse ela ao New York Times.

Última foto de pai e filho que foram juntos no submarino Titan que foi visitar os destroços do Titanic
O último registro de Shahzada Dawood e Suliman Dawood foi divulgado na segunda-feira, 03 de julho (Foto:Reprodução/DailyMail)

Christine relatou ainda que antes de embarcarem, todos ouviram algumas palestras sobre como seria a expedição e receberam orientações de que a descida seria escura, sem os faróis para economizar a energia da bateria, para que usassem meias grossas e chapéus, além da questão das músicas favoritas.

Pai e filho usavam uniformes da OceanGate no dia em que embarcaram no Titan. Christine estava acompanhada da filha Alina no momento em que se despediram dos dois, e mais tarde, ambas receberam a notícia de que o submarino havia perdido o contato com a nave-mãe de onde partiu. Após cinco dias de buscas, no mesmo local, mãe e filha receberam a trágica informação de que só foram encontrados os destroços do Titan.

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.


Leia também

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

O menino de apenas dois anos aprendeu três idiomas - (Foto: Arquivo pessoal)

Família

Menino baiano que leu e escreveu com apenas 1 ano aprende inglês, russo e coreano aos 2 anos

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Virginia e Zé Felipe - Reprodução: Instagram

Família

Sete suítes, piscina, cinema, adega e 7 mil m²: Veja fotos da nova mansão de Virginia e Zé Felipe

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr mostra o rosto de filha com Amanda Kimberlly pela primeira vez

Sorocaba, Biah Rodrigues e filhos - Reprodução: Instagram

Família

Sorocaba faz desabafo emocionante sobre os filhos: 'Mudou minha vida’