Família

Tosse: tudo o que você precisa saber sobre esse sintoma

Getty Images

Publicado em 25/04/2020, às 05h00 - Atualizado em 26/04/2020, às 12h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Vírus e bactérias são as principais causas de infecção das vias aéreas (Foto: Getty Images)

A tosse não é uma doença, mas sim um sintoma. Nosso organismo usa esse recurso para eliminar as secreções que estão paradas nas vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe e traqueia) e inferiores (brônquios e pulmões). Em algumas situações ela pode causar desconforto, especialmente quando é noturna, pois atrapalha o sono – de toda a família!

Recebo telefonemas e mensagens e examino todos os dias crianças com tosse, especialmente nesta época do ano (outono/inverno) quando as infecções respiratórias são mais comuns. Vírus e bactérias são as principais causas de infecção das vias aéreas, mas as doenças alérgicas, como rinite e asma (também chamada de bronquite asmática) também provocam tosse. Outras doenças menos comuns na infância, como refluxo gastroesofagiano, por exemplo, podem estar presentes.

Algumas crianças chegam até a tossir para chamar a atenção dos pais… É importante alertar para sinais de problemas mais sérios e que necessitam de avaliação médica, como tosse ininterrupta (dia e noite), falta de ar, respiração cansada e febre alta.

Crianças menores de um ano com respiração ofegante e gemência devem ser levadas imediatamente para a emergência, pois podem estar com bronquiolite. O tratamento da tosse requer um diagnóstico.

Alguns medicamentos aliviam os sintomas, mas é importante combater a causa para que a tosse vá embora de vez. Recomendo que procurem o pediatra antes de administrar algum medicamento, pois alguns usados no dia a dia têm eficácia duvidosa, e podem causar efeitos adversos.

Quando a tosse pode ser sinal que tem algo errado no pulmão da criança?
Silvia Tokumoto, Maria Laura e Franciele

Ela pode ser o sintoma de um problema pulmonar de gravidade variável. Em algumas situações, só o exame médico é capaz de detectar a gravidade. No entanto, os pais devem ficar atentos a algumas manifestações que indicam que pode haver algo errado. O destaque vai, sem dúvida nenhuma, para o cansaço ou falta de ar, especialmente em crianças pequenas. A presença de febre alta, acima de 38, 5o C, também deve chamar a atenção, pois em alguns casos pode haver pneumonia.

Geralmente tento dar um “jeitinho” em casa com xaropes e afins. Com quanto tempo de uma tosse que persiste, devo procurar um médico?
Elen Nunes, mãe de João

As tosses relacionadas aos resfriados e gripes costumam durar até 7 dias, com melhora espontânea na maioria dos casos. Portanto, duração maior que essa deve ser avaliada pelo pediatra, especialmente quando a tosse vai aumentando de intensidade ou o intervalo entre uma tosse e outra passa a ser muito curto. Na presença de febre, o tempo para o exame médico deve ser menor.

Tosse precisa ser tratada sempre ou é mecanismo de defesa do organismo pra eliminar o que está fazendo mal?
Beatriz Watrin, mãe de Luísa

A melhor resposta para esta pergunta é: depende. Em algumas situações a tosse causa desconforto e altera a rotina de vida da criança, especialmente do sono. Nestes casos o tratamento com sedativos de tosse pode ser útil. No entanto, na maioria dos casos não é necessário o tratamento deste sintoma, que é um mecanismo de defesa e auxilia na eliminação do muco, que é produzido nas vias aéreas.


Palavras-chave
Família Saúde pfnoinsta Criança Exames e vacinas Revista Pais&Filhos filha filho

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"