Família

Surto inédito de hepatite preocupa autoridades de saúde: “Casos vão ser investigados”

Os casos de Hepatite estão sendo investigados no Reino Unido e na Escócia - Getty Images
Getty Images

Publicado em 10/04/2022, às 09h17 - Atualizado em 11/04/2022, às 09h19 por Redação Pais&Filhos


Uma onda misteriosa de casos de hepatite em criançasno Reino Unido vem preocupando os pais, colocando eles em estado de alerta. Os profissionais da saúde ainda não sabem o motivo do que levou as crianças a serem atingidas pela hepatite (doença inflamatória do fígado).

Segundo informações dadas ao jornal britânico “Daily Mail”, até o momento foram contabilizados 60 casos no país e as crianças infectadas tem em sua maioria, menos de 10 anos. Fora essa investigação, outra também está em andamento na Escócia pelo mesmo motivo. Cerca de 11 jovens desencadearam a doença e lá, os pacientes que foram hospitalizados tem entre um e cinco anos.

Os tipos de hepatite A até E são as mais comuns de infecções virais que causam a doença, mas nenhuma delas foi detectada nos casos. A diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, Meera Chand, disse que as “investigações para uma ampla gama de causas potenciais estão em andamento, incluindo possíveis ligações a doenças infecciosas”.

Os casos de Hepatite estão sendo investigados no Reino Unido e na Escócia
Os casos de Hepatite estão sendo investigados no Reino Unido e na Escócia (Foto: Getty Images)

“Estamos trabalhando com parceiros para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde, para que quaisquer outras crianças que possam ser afetadas possam ser identificadas precocemente e os testes apropriados realizados” falou Maara. O coronavirus está sendo considerado como uma possível causa também. Mas não tem ligação com a vacinação pois as crianças mais afetadas são muito novas para tomarem a vacina.

Meera também falou que os pais estão sendo lembrados de estarem cientes de sintomas como icterícia e entrar em contato com um profissional da saúde assim que perceberem anormalidades nos filhos.

A hepatite geralmente não apresenta sintomas perceptíveis, mas alguns sinais como urina escura, fedes mais claras, amarelecimento dos olhos e da pele coceira na pele e pode acontecer da pessoa infectada ter dores musculares e articulares, cansaço e febre. Quando a hepatite é transmitida por um vírus, ela pode ter sido causada pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes de pessoa infectada, por meio do sangue ou relações sexuais.

Hepatite na Escócia

Os chefes de saúde disseram que o número de casos está incomum, por uma grande quantidade de pessoas infectadas em um período curto de tempo com a disseminação geografia da doença. Ainda não há causas claras para os casos detectados em 5 cidades do país.

Desde o mês de março, já são onze casos hospitalizados. A média no país de contaminação por hepatite A a E são de oito casos. O diretor de saúde pública do país, Nicholas Phin, disse que as investigações ainda estão em estágio inicial.

A maioria das crianças registradas com hepatite tem menos de 10 anos
A maioria das crianças registradas com hepatite tem menos de 10 anos (Foto: Getty Images)

“Se você tem um filho que mostra sinais de icterícia, onde a pele tem uma coloração amarela e é mais facilmente vista no branco dos olhos, os pais devem entrar em contato com seu médico ou outro profissional de saúde. Continuamos a investigar esses casos e forneceremos mais atualizações à medida que estiverem disponíveis” disse o homem.


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Retrato de Kate Middleton e foto que foi usada de inspirição - Reprodução: Instagram

Família

Novo retrato real de Kate Middleton recebe chuva de críticas: "Horrível e desrespeitoso"

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

"Sensação de alívio", diz mãe de criança abusada por marido de cantora gospel

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho