Família

Sarampo: governo lança nova campanha de vacinação para proteger seu filho

Getty Images

Publicado em 07/10/2019, às 06h36 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Nathalia Lopes


Compartilhe:


A nova campanha de vacinação contra Sarampo para crianças a partir dos 6 meses começou no dia 07 de outubro  (Foto: Getty Images)

Depois de registrar mais de 5.404 casos confirmados de sarampo nos últimos 3 meses, o Ministério da Saúde resolveu lançar mais uma campanha nacional de vacinação contra a doença. Com o objetivo de vacinar mais de 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos, as vacinas começam a ser distribuídas nessa segunda-feira, 07 de outubro.

Vale lembrar que a campanha vai acontecer em duas fases, do dia 07 a 25 de outubro, o grupo prioritário vai ser o que abrange bebês de seis meses até crianças menores de 5 anos. Dentro desse período ainda vai acontecer o dia D de vacinação, na data de 19 de outubro.

O segundo grupo, adultos de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, podem ser vacinados a partir do dia 18 de novembro. Em nota, o Ministério ainda afirmou que foi feita, para essa campanha, a maior compra de vacinas dos últimos 10 anos. “Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios”.

O próprio ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, comentou os objetivos da nova campanha. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor. Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”.

Dos dados do Sarampo 

Ainda na nota, além de informar que foram registrados os mais de 5.404 casos da doença. O Ministério também explicou que São Paulo foi o estado com a maioria desses casos. 97% desse número está distribuído por 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 se dividem em 18 estados: RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA e SE.

O Ministério estabeleceu algumas metas para que a vacinação seja incentivada. “Serão R$ 206 milhões disponibilizados aos municípios que atingirem 95% da cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos”. E além de manter esse número, os prefeitos deverão informar, todo mês, o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente.

E mesmo que desde janeiro, 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral foram aplicadas, o governo pretende vacinar mais 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população. As vacinas estarão disponíveis em postos de saúdes e para se vacinar e preciso levar apenas o seu cartão do SUS.

Vacine seu filho contra o Sarampo, é muito importante (Foto: Getty Images)

Por que se vacinar?

Enquanto é pequeno, seu filho não tem o poder de escolha sobre a vacinação e depende exclusivamente de você. Imunizar a família toda também funciona como um ato coletivo. Pense que, para uma doença conseguir sobreviver e se propagar, é preciso que outras pessoas estejam infectadas. Quanto mais gente protegida, o ciclo de um vírus ou bactéria se encerra e a doença pode ser erradicada. “Exceto para as doenças com exposição de risco individual, como o tétano e a febre amarela, a vacina funciona como uma arma coletiva da redução de circulação do agente infeccioso”, explica a pediatra Melissa Palmieri, membro da Sociedade Brasileira de Imunizações e coordenadora médica de vacinas do Grupo Hermes Pardini, filha de Antônio Carlos e Maria. Segundo a especialista, não faz sentido deixar que doenças erradicadas há décadas voltem a aparecer como ameaça.

Quais os sintomas do sarampo?

A fase inicial lembra um resfriado. A criança pode apresentar febre, coriza, tosse e até conjuntivite. É característico que a partir do quarto dia o corpo mancha de vermelho, começando pela cabeça. Trinta por cento das pessoas infectadas evolui para outras doenças mais sérias como a pneumonia. Não há uma medicação específica para tratar o vírus, o que dificulta a recuperação.

Quais são as complicações do sarampo?

As complicações mais comuns do sarampo são:

Como o sarampo é transmitido?

transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, o contágio da doença é muito grande.  O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos.

Como é feito o tratamento do sarampo?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Mas Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda administrar a vitamina A, em todas as crianças, no mesmo dia do diagnóstico do Sarampo, nas seguintes dosagens:

Para os casos sem complicação é importante manter a hidratação e a ajuda nutricional. Muitas crianças precisam de quatro a oito semanas, para recuperar o estado nutricional normal. As complicações como diarreia, pneumonia e otite média, devem ser tratadas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Em 2017, o Governo do Estado de São Paulo divulgou um alerta sobre como evitar o sarampodurante viagens e em casos se surto. As recomendações são:

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
– Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel
– Não compartilhar copos, talheres e alimentos
– Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos
– Sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados
– Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados
– Evitar contato próximo com pessoas doentes

Informações retiradas do site do Ministério da Saúde.

Leia também:

Sarampo: aumento dos casos são provocados por mentiras sobre a vacina

Vacinação: tire suas dúvidas sobre febre amarela, dengue, sarampo e vacinação

Vacina: campanha contra sarampo e febre amarela vai até julho

Fique por dentro do conteúdo do Youtube da Pais&Filhos:


Palavras-chave
Saúde Notícias

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador