Família

São Paulo suspende Operação Descida para evitar circulação de famílias no litoral durante feriado

São Paulo antecipou o calendário de vacinação de idosos de 69 anos - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/03/2021, às 10h42 - Atualizado às 10h52 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Nesta sexta-feira, 19 de março, o governo de São Paulo transmitiu uma coletiva de imprensa ao vivo para anunciar mais medidas tomadas para a proteção da população do estado contra a Covid-19. Comandada pelo vice-governador e secretário do governo Rodrigo Garcia, ele falou sobre a antecipação do calendário de imunização e mais uma medida restritiva para reforçar que a quarentena deve ser cumprida em casa, e não em locais turísticos.

A primeira notícia anunciada durante a coletiva de imprensa foi a antecipação do calendário de vacinação de idosos com idade entre 69 e 71 anos para o dia 22 de março. Antes, apenas as pessoas com a faixa-etária acima de 70 iriam tomar a primeira dose da vacina em 29 de março, mas a antecipação abrange uma maior parte da população. A população que faz parte do público alvo da campanha de vacinação de março deve fazer o cadastro no site da Vacina Já pra facilitar o processo.

Começa nesta sexta-feira, 19, a vacinação de idosos de 72 a  74 anos. Antes, o calendário de vacinação apontava para o início da imunização da população dessa faixa-etária para 22 de março. Agora, essa data pôde ser antecipada para hoje.

São Paulo antecipou o calendário de vacinação de idosos de 69 anos (Foto: Getty Images)

Garcia ainda falou sobre novas doses da vacina CoronaVac. De acordo com ele, o Instituto Butantã entrega mais 2 milhões de doses do imunizante, totalizando 24 milhões e 600 mil doses produzidas. Garcia ainda reforçou que 9 em cada 10 vacinas aplicadas na população contra o coronavírus são doses da CoronaVac.

Além da antecipação de alguns feriados para a próxima semana, outra medida tomada para restringir a circulação de pessoas e diminuir a taxa de contaminação pela Covid-19 é o cancelamento da Operação Descida para a baixada santista a partir desta sexta-feira. Assim, o governo visa diminuir o número de pessoas viajando sem necessidade para praias e outras cidades turísticas.

A decisão, comentada durante a coletiva de imprensa, irá deixar funcionando apenas 3 faixas da Imigrantes e 2 da Anchieta – tanto na descida quanto na subida da baixada – a fim de desestimular as pessoas a circularem a aglomerarem. É importante relembrar que a decisão de antecipar feriados é municipal e só ocorrerá para a cidade de São Paulo.

O último tópico apontado pela coletiva foi sobre o soro anti-covid, que está sendo fabricado também pelo Instituto Butantã. As informações e documentos sobre o soro já foram encaminhados para a Anvisa, que está avaliando o produto. A partir da resposta dela é que será possível saber mais sobre se e quando ela poderá ser usada pela população.


Mais lidas

(Foto: Freepick)

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Lore Improta faz desabafo de críticas sobre maternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Juliana Alves e Yolanda - Reprodução/ Instagram

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Piqué fala sobre música de Shakira - Reprodução/Pinterest

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira

(Foto: Reprodução/Youtube)

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai