Família

São Paulo anuncia fase emergencial: entenda o que muda na medida mais restritiva do estado

A fase roxa é mais restritiva que a vermelha no Plano São Paulo - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/03/2021, às 10h08 - Atualizado às 16h05 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Nesta quinta-feira, 11 de março, o governo do estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa para anunciar novas medidas para conter a pandemia de coronavírus. No entanto, isso implica na criação de mais uma fase no Plano São Paulo, a fase emergencial, que será ainda mais restritiva do que a vermelha.

A fase roxa é mais restritiva que a vermelha no Plano São Paulo (Foto: Shutterstock)

Na última semana, o estado havia entrado na fase vermelha, permanecendo do dia 6 até 19 de março. Mas, visto o aumento acelerado de casos, internações e óbitos, foi vista a necessidade de fazer um novo planejamento. A nova medida passa a valer do dia 15 até o dia 30 de março.

Mais cedo, nas redes sociais, o governador informou que: “Teremos que adotar medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus no estado de SP. É a única forma para tentarmos, neste momento, conter a aceleração das mortes e evitar que tantas famílias sejam devastadas”.

“Nossos hospitais já estão chegando a se comprometer. Estamos chegando ao limite”, disse Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo. Até o momento, 53 municípios estão com 100% de ocupação nas UTIs, sendo que na segunda-feira, 8 de março, o número era de 32 municípios. Hoje, 9.184 pacientes estão internados em uma Unidade de Terapia Intensiva. Isso significa um número 47% maior do que o observado no pico da primeira onda.

Se não aumentarmos o isolamento social, muito gente irá morrer. Mesmo as pessoas com o melhor plano de saúde não vão ter leitos nos hospitais privados. Nós chegamos no ponto mais dramático da pandemia”, lamenta João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19.

Nós chegamos no ponto mais dramático da pandemia

Como funciona a fase emergencial do Plano São Paulo

Foi anunciado ainda que na fase emergencial as atividades suspensas são: serviços de retirada, celebrações religiosas, atividades esportivas coletivas, lojas de materiais de construção. Além disso, o tele-trabalho será obrigatório para atividades administrativas não emergenciais, tanto para órgãos públicos, como escritórios.

Não será autorizado também serviços de retirada de alimentos e produtos nos estabelecimentos. O serviço de drive-thru só poderá funcionar das 05h às 20h e delivery24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Escalonamento para horários de entrada de funcionários por setor

Como recomendação para evitar aglomerações nos transportes públicos, é sugerido que trabalhadores da área da Indústria entrem entre 05h e 07h, das 07h às 09h para os trabalhadores de Serviços e das 09h às 11h para trabalhadores da área do Comércio.

Recesso escolar é antecipado em São Paulo

Para conter a circulação de pessoas, Rossieli Soares, secretário de Educação de São Paulo, anunciou que o recesso escolar será antecipado na rede estadual.  Com isso, os alunos não terão atividades obrigatórias para desenvolver e devem continuar em casa.

Durante a fase emergencial, as escolas devem permanecer abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips, sempre com agendamento prévio. Para e Educação Básica, é recomendado aos municípios e redes privadas que as atividades nas escolas sejam realizadas no mínimo possível “mas, se o aluno puder fazer a distância, faça”, explica Rossieli Soares.

*Em atualização


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"