Família

Saiba quais são os cuidados necessários com o ouvido do bebê

Getty Images

Publicado em 01/08/2018, às 06h57 - Atualizado em 09/01/2023, às 14h02 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Queixas relacionadas aos ouvidos são comuns. Nosso pediatra e consultor, Dr Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, recebeu mais de 50 perguntas sobre o assunto pelas redes sociais da Pais&Filhos. As dúvidas mais frequentes são excesso de cera e dor, geralmente relacionados a uma otite, aquela famosa infecção no canal auditivo.

Para o diagnóstico de qualquer doença nessa região deve ser realizada uma otoscopia – esse nome feio é apenas um exame de imagem feito no consultório mesmo. Sobre a cera em grande quantidade (também chamada cerume), vale avisar: é normal e não precisa tratar. A otite, ao contrário, está relacionada a vírus ou bactéria e precisa ser tratada com antibióticos.

Para saber com precisão o real problema no ouvido do seu filho, é preciso fazer uma otoscopia (Foto: Getty Images)

O médico indicado para cuidar dos problemas do ouvido das crianças é o pediatra. O otorrinolaringologista é o especialista em problemas mais complexos e deve ser acionado apenas em casos mais específicos. Confira algumas dúvidas e esclarecimentos:

Não limpo o ouvido da minha filha de 1 ano e 11 meses com cotonete como fazia quando ela era mais nova. Estou errada? (Karin Sardenberg, mãe de Alexia)

Você está certa. Não há necessidade de uma higiene especial para o ouvido. No caso de cera em grande quantidade, você deve apenas retirar a que estiver para fora do canal auditivo. O cotonete não foi feito para limpar os ouvidos por dentro.

Meu filho de 4 anos já teve otite média várias vezes e tomou muito antibiótico. Já fez exames de audiometria e acusou uma alteração. Tenho medo que isso afete a audição dele. Como faço para cuidar melhor? (Vanessa Lisboa, mãe do Felipe)

Os antibióticos utilizados atualmente para o tratamento das otites não são pesados, como muitos pais pensam. Décadas atrás, quando não se dispunha dos remédios, as otites causavam perda definitiva de audição. Ou seja, o uso adequado não deixa sequelas. Essa alteração nos exames pode estar relacionada às infecções, mas depende da interpretação do médico. Em algumas situações o tubo de ventilação colocado dentro do ouvido ajuda muito, porque corta o ciclo de infecções. No caso do seu filho, vale a pena ouvir uma segunda opinião.

O pediatra é o médico mais indicado para cuidar da saúde do ouvido do seu filho (Foto: Shutterstock)

Como devo fazer a higiene dos ouvidos da minha filha de 1 ano? (Manuel Alfredo, pai da Sabine)

É importante que fique bem claro: não é necessário remover a cera que protege o canal auditivo. Ou seja, não precisa limpar ou lavar lá dentro do ouvido e não precisa de cotonete. Lave apenas por fora. Na hora do banho, passe água, sabonete e enxágue a área externa. Depois, seque com uma toalha macia. A água do banho não causa dor de ouvido. Portanto, não precisa proteger as orelhas da criança.

Sinto um pouco de odor em um dos ouvidos do meu filho de 1 ano e 3 meses. Tenho medo que seja alguma inflamação, mas ele não reclama de nenhum incômodo e produz pouca cera. É comum? O odor pode ter alguma causa específica? (Camila Marques, mãe do João Lucas)

Alguns bebês têm mesmo odor diferente num dos ouvidos, o que não está relacionado a uma infecção. É relativamente comum e costuma ser passageiro. Na dúvida, consulte o seu pediatra. Ele vai fazer aquele exame de otoscopia que falei e ver se está tudo bem ou se há alguma infecção dentro do canal auditivo.

Por: dr. Claudio Len, pediatra e pai de Fernando, Beatriz e Silvia

Leia também

Gravidez: suco de uva traz benefícios para sua saúde e do seu bebê

Cuidado com a pele do bebê: os produtos naturais e orgânicos são os mais indicados

É normal o bebê ficar vesgo às vezes? Descubra quando se trata de estrabismo


Palavras-chave
Bebê Saúde Criança como cuidar do ouvido de bebê como limpar ouvido de bebê como tirar cera de ouvido do bebê Dor de ouvido infecção de ouvido em bebê infecção de ouvido em criança ouvido bebê cheirando mal ouvido bebê com muita cera ouvido bebê inflamado ouvido bebê mau cheiro ouvido bebê vazando ouvido inflamado

Leia também

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha