Família

Relato: “A quarentena faz eu me sentir uma péssima mãe”

Relato: “A quarentena faz eu me sentir uma péssima mãe” (Foto: reprodução /
Relato: “A quarentena faz eu me sentir uma péssima mãe” (Foto: reprodução /
Parents

Publicado em 08/05/2020, às 14h12 - Atualizado às 14h47 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


Relato: “A quarentena faz eu me sentir uma péssima mãe” (Foto: reprodução / Parents)

A americana Caroline Chirichella compartilhou um texto sobre as dificuldades de cuidar de uma criança durante a quarentena, principalmente nas restrições do lockdown nos Estados Unidos, que se tornou o epicentro do coronavírus no mundo com milhões de pessoas infectadas no país. Leia o relato completo abaixo:

“A pandemia de coronavírus me forçou a relaxar minhas habilidades parentais e permitir que meu bebê se safasse de coisas pelas quais eu normalmente a repreendia. Mas não estou sozinha e especialistas dizem que facilitar não é algo para se sentir culpado.

Eu apenas sentei lá e vi como aconteceu. Lá estava ela, minha filha perfeita de 18 meses, desenhando com os marcadores nas nossas cadeiras de couro branco. Eu nem tentei detê-la.

No passado, eu era relativamente rigorosa com minha filha e usava muito a palavra “não”. Tanto que se tornou sua palavra favorita. Sempre que ela tentava reorganizar a geladeira ou jogar a roupa no chão, eu a repreendia. Ela precisava saber o que podia e o que não podia fazer. Ultimamente, nem tanto.

Minha família e eu estamos em um rígido isolamento social desde 10 de março e, nas três primeiras semanas, estávamos indo muito bem e mantendo-os juntos. Mas depois disso, eu pude me sentir lentamente relaxando. Tudo o que acontece me faz questionar minhas habilidades parentais. Conversei com outras mães em busca de apoio e percebi que estou longe de estar sozinha.

Krista Ruhe, mãe de 5 anos, diz que entende completamente de onde eu venho. ‘Eu tenho um trabalho exigente que exige que eu esteja em teleconferências – agora em videoconferência – a maior parte do dia. Quando ela fica agitada e não ouve, eu recorro a outra inclinação escorregadia dos pais: subornos’.

Outros pais também relaxaram em questões como hora de dormir, hora do despertar, hora das refeições e hora do tablet. ‘Eu garanto que as crianças terminem o trabalho escolar pela manhã, mas então elas estão no iPad por horas’, diz Dori Bussel, mãe de 11 e 9 anos de idade, dona de uma consultoria de relações públicas e que trabalha de casa. ‘Embora eu me sinta culpado por eles estarem nas telas e não fazendo atividades com eles durante o dia, eles têm sido bastante auto-suficientes’.

Quanto a mim, notei que minha filha estava começando a perceber a grande mudança em nossas vidas. Tudo o que importava para mim era a felicidade dela. Daí o incidente do marcador. Eu não quero ensinar a ela esses hábitos. Não quero que ela cresça pensando que pode fazer o que quiser, sem consequências. Porém, relaxar as regras durante a pandemia não é algo tão ruim.

A verdadeira razão pela qual deixei minha filha se safar tanto é porque me sinto impotente. Estou ficando sem meios de entretê-la, enquanto tentava trabalhar, administrar a casa e permanecer sã.

Mas às vezes me preocupo que minhas habilidades parentais durante a quarentena dificultem para mim a longo prazo. Os novos comportamentos da minha filha se tornarão um hábito? O Dr. Novick pediatra americano, acha que isso não deve ser um problema a longo prazo. ‘Na medida em que nesses tempos difíceis nos envolvemos com nossos filhos em atos genuínos de bondade, desenvolvendo hábitos de gratidão, quaisquer efeitos negativos a longo prazo serão equilibrados com a forma como todos crescemos’, diz o Dr. Novick.

Decidi aceitar minhas responsabilidades pelo comportamento da minha filha… Quando preciso. Agora não é o momento. A triste realidade é que essas são nossas vidas agora, e nós, pais, precisamos fazer o que pudermos para manter a família unida.

Enquanto minha filha estiver segura e feliz, isso é tudo o que importa para mim. Com tudo sobre o futuro tão assustador e incerto, preciso fazê-la sentir que está tudo bem. Como mãe dela, é para isso que estou aqui”.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Reprodução/Instagram

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer