Família

Recém-nascida retira tumor de 9 cm do pescoço em cirurgia inédita e se recupera

O bebê se recuperou sem sequelas - Reprodução / G1
Reprodução / G1

Publicado em 23/10/2020, às 18h39 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos


Uma recém-nascida passou por uma cirurgia extremamente rara no Paraná para retirar um tumor no pescoço que correspondia a 40% do seu corpo. Aline Bueno descobriu durante um exame de ultrassom que a filha Antonela corria risco de vida por estar dividindo o espaço do útero com a massa benigna. O procedimento, que nunca tinha sido feito antes no Paraná, foi planejado com a criança ainda dentro da barriga da mãe.

O bebê se recuperou sem sequelas (Foto: Reprodução / G1)

Conforme o bebê crescia, o tumor dobrava de tamanho e pressiona o sistema respiratório e digestivo. “Esse bebê não conseguia deglutir intrautero. Quando o bebê está dentro da barriga ele precisa engolir o líquido amniótico. Se líquido aumenta demais, o útero sente como se a gestação dela estivesse chegando ao final”, explicou o médico especialista em medicina fetal, Cláudio Gomes, em entrevista ao G1.

Como o procedimento já estava planejado, a equipe médica acompanhou cada fase da gestação de Aline, usando imagens 3D para ter noção do tamanho do bebê. Durante a cirurgia, os médicos retiraram Antonela, mas a manteram conectada com a mãe pelo cordão umbilical.

O tumor tinha 9 cm (Foto: Reprodução / G1)

A mãe conta a emoção que sentiu ao acordar e saber que ela e a filha estavam bem.”Quem falou comigo depois da cirurgia foi o doutor Cláudio, aí eu perguntei o que aconteceu, né. Aí ele falou: ‘deu tudo certo, já foi, ela [bebê] já está lá na UTI’, e nisso eu não sabia se eu chorava de dor ou se eu chorava de felicidade”, relembrou.

O tumor tinha 9 cm, cerca de uma laranja, um tamanho considerável para uma recém-nascida. “Graças a Deus e a essa equipe incrível, o tumor foi retirado completamente, e a criança saiu sem nenhuma sequela”, comentou Marja Reksidler, médica especialista em cirurgia do pescoço.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.


Mais lidas

Heloísa Périssé e Mauro Farias - (Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

(Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Princesa Charlotte pode perder o título de princesa após situação com Rei Charles

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Anitta posta foto com barriga de grávida e pega fãs de surpresa: "Era pra manter segredo"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Filho de Maguila critica parentes em discurso do velório: "A gente vê quem é quem"

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp