Família

Receitas com DHA

Aprenda a fazer pratos ricos no nutriente

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ao consumir alimentos ricos em DHA, principalmente na gravidez e na fase de amamentação, você contribui para o desenvolvimento do seu filho. O DHA é um ácido graxo essencial presente no leite materno e que desempenha função essencial no crescimento e desenvolvimento mental. Mostramos algumas receitas simples com alimentos ricos na substância.

 

Anúncio

FECHAR

Suflê de peixe – do livro Pequeno Gourmet, de Graça Gabriel, ed. Íthala 

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 ½ xícara de leite

1 colher (café) de sal

3 gemas de ovo bem batidas

1 xícara de peixe bem cozido

½ colher (sopa) de salsa picada

3 claras de ovos batidas em neve

Como fazer

Derreta a manteiga e junte a farinha e o sal. Junte aos poucos o leite e mexa em fogo brando até engrossar. Junte as gemas. Ao peixe já cozido (o mais comum é a pescadinha branca) junte a mistura e a salsa picada. Bata as claras em separado até ficarem bem branquinhas. Junte tudo depois, sem bater. Coloque a mistura em um pirex untado com um pouco de margarina. Asse em forno moderado por cerca de 40 minutos. Atenção, antes de oferecer á criança certifique-se de ter retirado todas as espinhas do peixe.

 

Salmão Cítrico – do livro Receitas para Grávidas, de dr. Flávio Garcia de Oliveira, ed. Ideia e Ação

Ingredientes

175g de arroz selvbagem

½ cebola cortada em pedaços

1 colher (sopa) de geleia de laranja

1 colher (chá) de casca de limão ralada

1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

4 postas de salmão de 170g cada

1 colher (chá) de coentro em pó

Sal a gosto

Fatias de limão

Como fazer

Em uma panela, coloque o arroz, a cebola, azeite, sal e água suficiente para cobri-lo. Tampe a panela e cozinhe até ficar macio, mas al dente. Retire do fogo e mantenha em lugar aquecido. Em uma tigela pequena, coloque a geleia, o coentro, o sal, a casca de limão, a pimenta e uma colher de chá de água fervente. Misture bem. Espalhe essa mistura sobre as postas de salmão e coloque em uma assadeira. Cubra com papel-alumínio e asse por 15 a 25 minutos, ou até que o peixe esteja cozido. Se necessário, coloque um pouco de água na assadeira para não grudar. Para saber se o peixe está cozido, espete-o com um garfo. As lascas devem se soltar facilmente. Sirva o salmão com as fatias de limão, acompanhando o arroz quente.

 

Linguado com espinafre refogado – de O livro de receitas da grávida saudável, de dra. Hope Ricciotti, PUBLIFOLHA

Ingredientes

60g de farinha de trigo

½ colher (chá) de alho granulado

½ colher (chá) tempero pronto de cebola e sal

1 colher (chá) de páprica

½ colher (chá) pimenta-do-reino moída na hora

750g de filé de linguado (cortado em 4 postas)

2 colheres (sopa) de azeite

Ingredientes para o espinafre refogado

1 colher (sopa) de azeite

1 dente de alho fatiado finamente

350g de espinafre picado

Suco de ½ limão

Uma boa pitada de sal marinho

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 220 °C. Misture a farinha, o alho, o tempero pronto, a páprica e a pimenta numa vasilha rasa. Passe o peixe pela mistura e sacuda-o para retirar o excesso de farinha.

Aqueça o azeite numa frigideira que possa ir ao forno. Quando ele estiver quente, frite o peixe por cerca de 3 minutos, até uma crosta dourada se dourar. Vire o peixe e ponha a frigideira no forno. Asse por 5 minutos. Quando estiver pronto, a carne se soltará facilmente com um garfo.

Enquanto isso, prepare o espinafre. Aqueça o azeite em outra frigideira, em fogo médio. Junte o alho e refogue por 45 segundos, mexendo com frequência. Aumente o fogo e adicione o espinafre, o suco de limão e o sal. Refogue por 2 minutos, mexendo constantemente.

Para servir, coloque um porção de espinafre em casa prato, ponha o linguado por cima e leve à mesa imediatamente.

Iscas de peixe – de O Livro Essencial da Alimentação Infantil, de Annabel Karmel, PUBLIFOLHA

Ingredientes

45g de farinha de rosca

30g de parmesão ralado

¼ de colher (chá) de páprica (opcional)

Pimenta-do-reino moída na hora (opcional)

1 ovo

1 colher (sopa) de água

2 colheres 9sopa) de farinha de trigo

225g de pescada-branca, bacalhau ou linguado, cortado em tirinhas

3 – 4 colheres (sopa) de óleo de girassol para fritar

Como fazer

Misture a farinha de rosca, o parmesão e tempere com páprica e pimenta a gosto. Espalhe a mistura em uma travessa. Numa tigela, bata o ovo com a água. Espalhe a farinha de trigo numa outra travessa.

Empane as tiras de peixe na farinha de trigo, passe no ovo batido e, a seguir, na farinha de rosca. Se for congelar, espalhe as iscas de peixe numa travessa forrada com papel-manteiga. Se for fritá-las a seguir, coloque em um prato.

Aqueça o óleo numa frigideira em fogo brando. Frite as iscas por 2-3 minutos de cada lado, até ficarem cozidas e douradas. Escorra sobre papel-toalha. Verifique a temperatura antes de servir.

Para congelar as iscas sem fritar, cubra a travessa com filme de PVC e leve ao freezer por 2-3 horas, até endurecer. Então, guarde as iscas em sacos plásticos ou recipientes vedados e volte imediatamente ao freezer. Frite ainda congeladas, somando 30 segundos ao tempo de fritura de casa lado.

Assado de atum – do livro A Melhor Comida Para Bebês do Planeta, de Karin Knight e Tina Ruggiero, ed. Memório Visual

Ingredientes

1 colher (sopa) de maionese

1 colher 9sopa) de iogurte natural

1 lata (140g) de atum light em pedaços, conservando em água, drenado

1 faria de pão integral

1 fatia fina de queijo muçarela

Como fazer

Aqueça o grill do forno. Cubra uma forma com papel-alumínio. Em uma tigela média, misture a maionese e o iogurte; junte o atum. Passe metade do atum no pão e coloque o queijo em cima. (Embrulhe e refrigere as sobras para o almoço de amanhã da criança). Coloque o sanduíche aberto na forma. Assem em baixo do grill até que o queijo derreta. Deixe ficar morno e corte em pedaços pequenos.