Família

Professora usa a criatividade e se transforma em obra de arte para estimular os alunos

Ela usou a criatividade para estimular a participação dos alunos - reprodução Muralzinho das Ideias
reprodução Muralzinho das Ideias

Publicado em 27/07/2020, às 15h25 - Atualizado em 28/07/2020, às 07h33 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


O isolamento social está fazendo com que muitas pessoas se reinventem. Essa professora é uma dessas pessoas que conseguiram usar da criatividade para driblar esse momento tão difícil. Alessandra Zuravski Martins, mãe do Pedro, 17 anos, e do Arthur, 4, trabalha há 12 anos ensinando arte para alunos de 6 a 16 anos. Durante a quarentena, a professora está lecionando online e criou uma forma inusitada de ensinar.

“Nesse momento em especial, com as aulas virtuais, tive que me adaptar a uma nova rotina. No começo desse trabalho online tudo soou muito assustador. Pois, além de ter que aprender a utilizar uma nova ferramenta tão rapidamente, também tive que descobrir uma nova forma de dar aula. O trabalho com arte para mim sempre envolveu muito esse lado do contato, da troca de ideias, da descoberta de novas possibilidades… e sempre curti muito acompanhar esses processos nos meus alunos. Então, quando soube que teria que lecionar através de uma câmera, me bateu uma tristeza e uma agonia por não saber se o que estava por fazer iria realmente acrescentar algo de alguma forma na vida deles”, contou em uma entrevista ao portal Muralzinho de Ideias.

Ela usou a criatividade para estimular a participação dos alunos (Foto: reprodução Muralzinho das Ideias)

Logo que as aulas online começaram, Alessandra já se deparou com o primeiro desafio: a interação. De acordo com ela, os alunos pequenos continuam falando como sempre: contanto sobre o dia, sobre a família, fazendo perguntas e etc. Já com os alunos mais velhos, a realidade é diferente: “as câmeras se fecham, os microfones se calam”. Insatisfeita com essa realidade, a professora usava do tempo livre para tentar criar alguma coisa que fizesse com que os alunos se aproximassem mais e conversassem durante as aulas.

“Um belo dia, uma colega sugeriu no grupo virtual da escola que testássemos um programa que colocava filtros de tela durante a vídeo-aula. Pensei: Nossa, é isso! Vou usar! Toda animada, baixei o programa e, ducha de água fria. Meu computador, meio atrasadinho, não suportava o tal programa. Não me conformei! Passei o dia pesquisando outras alternativas e acabei chegando na mais óbvia de todas”, disse.

A alternativa encontrada por ela foi algo que já havia feito antes, durante as aulas presenciais. “Coloquei a mão na massa e criei junto com a minha família o meu cenário, o meu filtro “caseiro” de tela. Utilizei o que tinha disponível em casa: casaco do filho mais velho, lenços, varal, papelão, muita vontade que desse certo e que de fato eles se motivassem a interagir comigo”.

A atividade, que foi direcionada aos alunos do 7° ano foi um sucesso e todos amaram. “No primeiro minuto que abri a câmera, começaram os comentários animados e fui ficando cada vez mais realizada, porque simplesmente havia conseguido através da arte que eles sorrissem”, contou.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Cachorro resgatado no Rio Grande do Sul abraça perna de veterinária - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

Cachorro que abraçou perna de veterinária em resgate no RS reencontra tutor

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos