Publicado em 18/07/2022, às 16h17 por Redação Pais&Filhos
Uma criança de 9 anos e um cachorro morreram no interior de São Paulo, após serem picados por um escorpião. O acidente aconteceu entre quarta-feira, 13 de julho, e quinta-feira, 14 de julho, em Itu.
Segundo informações da TV TEM, o garoto estava deitado em um colchão quando foi picado pelo escorpião. O cachorro também estava junto com a criança e foi picado na hora.
O menino de 9 anos foi levado para uma unidade de saúde de Itu, mas foi transferido para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, local onde não aguentou e veio a falecer. O corpo da criança foi sepultado no último sábado, 16 de julho.
A Secretaria de Estado da Saúde deu em nota informações que a criança deu entrada no hospital na sexta-feira, 15 de julho, recebeu o soro antiescorpiônico porém, não sobreviveu. “Devido ao estado clínico, o paciente vejo a óbito. O CHS informa que está abastecido desde e dos demais soros”, informou a secretaria.
Você sabe como proceder se alguém da sua família (ou você mesmo) for picado por um escorpião? Veja as orientações da integrante da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Vivian Ailt Cardoso:
1- Lave o local da picada com água e sabão, depois faça uma compressa com água morna, em seguida, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua residência;
2- Se possível, capture o animal para posterior identificação;
3- Não impeça a circulação sanguínea, corte ou perfure ao redor da lesão;
4- Não coloque folhas ou pó de café no local do ferimento.
Quando a pessoa picada chega ao centro de saúde, recebe apenas um medicamento para aliviar sua dor, pois o organismo consegue se livrar da toxina do escorpião naturalmente, segundo Giuseppe. A picada só leva à morte se a pessoa tiver uma reação grave, causada por uma predisposição do corpo, como um problema no pulmão, por exemplo. Além disso, de acordo com o biólogo, idosos e crianças são considerados o maior grupo de risco.
Por isso, cada caso é analisado no serviço de saúde. Se a pessoa tiver reação, recebe um soro antiescorpiônico, que neutraliza as toxinas do veneno circulante no corpo.
Esse soro está disponível na rede pública de saúde. Em São Paulo, caso não exista no centro de saúde mais próximo, a pessoa picada é encaminhada ao Hospital Vital Brazil, localizado dentro do Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, zona oeste de São Paulo.
Segundo Giuseppe, a espécie mais perigosa nas grandes cidades é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e que a melhor maneira de evitar a visita desses aracnídeos é manter os lugares limpos e livres de entulhos. No quintal de casa, evite o acúmulo de telhas ou de tijolos, por exemplo. “Se perto da casa tiver algum terreno baldio, peça para que a prefeitura providencie a limpeza do local”, orienta o biólogo.
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Luan Santana e Jade Magalhães contam o sexo do bebê em chá revelação simples e emocionante
Família
Ex-modelo húngara conta que alguém próximo de Neymar está impedindo o reconhecimento da 4ª filha