Família

Pastel americano

Uma leitora conta qual sua receita de infância favorita. Veja a receita!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Hoje a receita é de família, e com gosto de infância

No Dia das Crianças, nada mais gostoso do que relembrar aquela receita que vinha acompanhada de brincadeira. É isso que a Fernanda Aranda, filha de Walter e Clélia, fez ao nos enviar esta receita de pastel da Tia Lourdes. Confira!

O sabor de infância, para mim, é de pastel. Mas não qualquer pastel. Ele jamais será encontrado na feira de domingo ou congelado no freezer do supermercado. A iguaria saborosa, para dissabor de quem nunca provou, existe só na minha memória. Pensamentos fritos, bem sequinhos e recheados de boas risadas. A mestre-cuca era a tia Lourdes. E os discípulos da cozinheira eram meus primos e eu. Só nos encontrávamos nas férias escolares, quando eu deixava a cidade grande e passava horas brincando nos quintais e ruas do interior paulista, em Ribeirão Preto. E a nossa diversão favorita era brincar de fazer pastel.

Anúncio

FECHAR

 Acordávamos cedo, jogávamos bola, fazíamos guerra de água, sempre de pés descalços e “roupas para bater”. E, perto da hora do almoço, um assovio nos trazia para dentro de casa, mais especificamente para a cozinha. Tia Lourdes dava uma bacia para cada primo misturar os ingredientes da receita, escrita em seu caderninho. Daí, com um bastão, abríamos a massa e misturávamos os recheios ao nosso próprio gosto, em uma alquimia de revirar os estômagos mais conservadores (lembro uma vez de ter feito pastel de maçã com ketchup, eca!). A chefe da cozinha ficava responsável por fritar a nossa produção, já que criança não mexia com fogo. Minutos depois, nos esbaldávamos com os pasteizinhos deliciosos feitos por nós.

Tia Lourdes está com 85 anos, eu com 27 e nunca mais comi nada igual. A receita dela segue abaixo, mas não sei se o sabor de infância pode ser repetido. E pode apostar. Era ótimo, mesmo com fruta e ketchup. 

Pastel americano (que para mim, sempre será pastel Tia Lourdes)

Ingredientes

250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de pó Royal
1 xícara de chá de água
1 pitada de sal
1 xícara de café de óleo

Preparo

Misture todos os ingredientes, até formar uma massa homogênea. Deixe a massa descansando por 30 minutos. Abra a massa e recheie a seu gosto: carne moída, queijo, frango desfiado. Coloque o óleo numa frigideira e frite os pasteis antes que a gordura ferva. Rende 36 pastéis.

Pais&Filhos TV