Família

Pai de Henry fala sobre pedido de proibição da exibição do programa Linha Direta por Jairinho: “Censura”

Pai de Henry fala sobre pedido de proibição da exibição do programa Linha Direta por Jairinho: “Censura” - Reprodução/Globoplay
Reprodução/Globoplay

Publicado em 19/05/2023, às 10h07 - Atualizado às 10h09 por Giovanna Machado,


Pai de Henry criticou, na manhã dessa sexta-feira, dia 19 de maio, a tentativa de censura ao programa Linha Direta, em entrevista ao Encontro com Patrícia Poeta. Leniel Borel, pai do menino assassinado em 2021, expressou sua indignação com a decisão judicial que buscava impedir a exibição do programa que abordaria o caso.

Leniel expressou sua indignação com a decisão da magistrada que proferiu a determinação de impedir a exibição do programa, derrubada posteriormente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, ressaltando que a juíza considerou os direitos dos réus Dr. Jairinhoe Monique Medeiros, padrasto e mãe de Henry, acusados de assassinar o menino, enquanto esqueceu completamente de seu filho.

O homem também questionou o porquê de Jairinho e Monique terem direitos e seu filho não. Durante a entrevista, Leniel também abordou o fato de Monique, sua ex-mulher e ré no caso, estar respondendo em liberdade, mesmo diante das provas e evidências apresentadas.

Pai de Henry fala sobre pedido de proibição da exibição do programa Linha Direta por Jairinho: “Censura” (Foto: Reprodução/Globoplay)

Ele expressou sua consternação e surpresa com a decisão monocrática do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de soltá-la sem restrições. Leniel Borel também detalhou o impacto que a situação está causando nele, afirmando que jamais imaginaria que o STJ tomaria tal decisão, mesmo quando um ministro admitiu desconhecer o caso. O pai de Henry concluiu a entrevista ressaltando a importância de encontrar justiça para seu filhoe sua insatisfação diante dos acontecimentos recentes.

Entenda o caso

Na última quarta-feira, dia 17 de maio, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou uma liminar solicitada por Dr. Jairinho para impedir que a TV Globo transmitisse o programa Linha Direta, que abordaria o assassinato do menino Henry Borel.

A decisão foi proferida pela juíza Elizabeth Machado Louro, sob a alegação de que a exibição do programa poderia influenciar a opinião pública, uma vez que o caso será submetido a um júri popular. A magistrada destacou que o processo ainda aguarda julgamento e que a exibição em um canal aberto e de grande alcance não seria adequada para os propósitos informativos alegados.

Pedro Bial, Jairinho e o menino Henry
“Linha direta” sobre o caso Henry Borel foi liberado para exibição (Foto: Reprodução/Instagram)

No entanto, no dia programado para a exibição, o ministro do STF Gilmar Mendes acatou uma liminar para derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em sua decisão, o ministro mencionou que a tentativa de censura da defesa de Jairinho tinha como claro objetivo impedir a divulgação de uma matéria jornalística de evidente interesse público.

Sobre a decisão da juíza Elizabeth Machado Louro, Gilmar Mendes afirmou que ela ultrapassou os limites de sua função ao se arvorar na fiscalização da qualidade da produção jornal que foi exibido nessa última quinta-feira, dia 18 de maio.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo