Família

Ônibus escolar cai em ribanceira em Pernambuco, fere 14 crianças e 4 seguem internadas

Acidente com ônibus escolar em Chã Grande: quatro crianças seguem internadas - Freepik
Freepik

Publicado em 24/08/2023, às 12h44 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Um ônibus escolar caiu numa ribanceira na tarde desta última quarta-feira, 23 de agosto, deixando 16 pessoas feridas – entre elas, 14 crianças, o motorista do veículo e um monitor. O acidente aconteceu na zona rural de Chã Grande, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os alunos têm idades entre 5 e 10 anos, segundo a Secretaria de Educação da cidade não houve registro de mortos ou vítimas com ferimentos graves.

Acidente com ônibus escolar em Chã Grande: quatro crianças seguem internadas (Foto: Freepik)

Segundo informações da prefeitura da Cidade, a maioria das vítimas teve ferimentos leves e foi atendida no hospital local. Cinco estudantes, que necessitavam de “atendimento especializado”, foram transferidos para o Hospital da Restauração, na área central do Recife.

No início da noite desta quarta, a unidade informou que cinco crianças de 3 a 12 anos e um homem de 22 anos foram atendidos na Emergência do hospital. Os estudantes passaram por exames e estão com quadro de saúde estável. O paciente adulto passou por avaliação e segue em observação, também com quadro estável.

Diretor-geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima (Foto: Reprodução/ Folha de Pernambuco)

No fim da tarde, a Secretaria de Educação de Chã Grande informou que todos os demais feridos atendidos no hospital da cidade estão sendo transferidos ao HR para fazer exames de imagem. Os quatro alunos da Escola Laerte Pedrosa que seguem hospitalizados são acompanhados por uma equipe multidisciplinar pediátrica da unidade de saúde.

Sebastião Severino, pai de duas crianças que estavam no ônibus escolar que caiu em ribanceira em Chã Grande (Foto: Reprodução/ Folha de Pernambuco)

O diretor-geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, explica que as crianças não se encontram em estado grave, mas precisam desse acompanhamento. “Eles apresentam pequenas fraturas, trauma abdominal fechado e trauma na cabeça, com vômitos; por esse motivo, estão em observação”, diz. Ainda não há previsão de alta e nem de cirurgia. “As crianças estão acordadas, estão bem, acompanhadas pelos familiares”, concluiu.

Como foi o acidente

O secretário de Educação de Chã Grande, Joel Gomes da Silva, contou que o ônibus tinha saído da Escola Laerte Pedrosa, na comunidade de Sítio Macacos, para deixar os estudantes nas casas onde moram, quando caiu da ribanceira, por volta das 12h20. A cidade fica a 84 quilômetros do Recife.

Todos os pacientes deram entrada na Emergência Pediátrica, conscientes, com quadro de saúde estável (Foto: Reprodução/ G1)

Segundo o gestor, o acidente ocorreu no fim do trajeto e, por isso, o ônibus, que normalmente transporta 29 alunos, estava com menos pessoas do que o habitual. “O motorista disse que escutou um barulho, perdeu o controle do veículo, e o veículo caiu na ribanceira”, informou o secretário Joel.

A gestão municipal informou ainda que os atendimentos foram realizados com o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das ambulâncias do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, Guarda Municipal e Defesa Civil. O Samu informou que socorreu sete das 16 vítimas, duas crianças de 10 anos, uma de 4 anos e outra de 5 foram levadas para o Hospital da Restauração, no Recife.

Os outros estudantes, de 3, 6 e 10 anos, foram atendidos no hospital local. O acidente será investigado pela Polícia Civil. “O que nos falta fazer é ouvirmos o motorista e as crianças que puderem ser ouvidas com a presença dos pais. E aí, colhendo todas essas informações, é que a gente pode adiantar alguma coisa. Por enquanto, a gente não pode adiantar o que causou esse acidente”, disse o delegado João Lins em entrevista à TV Globo.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Gabi Luthai disse que está ainda mais apaixonada pelo marido - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Gabi Luthai revela detalhes da relação com o Teo Teló após o nascimento do filho

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Adolescente de 15 anos que m4tou família de vizinhos é encontrado m0rto

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho