Publicado em 27/05/2020, às 11h55 - Atualizado às 12h09 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
A pandemia mudou muita coisa, rotina, trabalho, relação com a família e amigos. No meio de tantas novidades, é comum surgirem dúvidas e o sentimento de incerteza. Junto dele, vem a ansiedade, estresse, impaciência. O ser humano não é programado para mudanças. Nosso cérebro busca segurança e conforto, não à toa situações particulares como essa geram emoções adversas. Segundo Maria Augusta Rhein, mestre e doutora da USP, o novo normal nada mais é que uma proposta de um novo padrão que possa garantir a sequência dos humanos, ou seja, a sobrevivência.
“O Kit Covid (máscara, luvas e álcool em gel) no início parece estranho, mas a garantia que nos traz de não ficarmos doentes faz com que assimilemos melhor esse padrão de uso”, exemplifica. O fato é que o mundo mudou e, nessa, nos convidou a também mudar. Muito tem se falado sobre a importância do Mindfulness, que consiste em estar no presente, com foco na ação do agora, mas sem desconsiderar os reflexos no futuro, e essa prática pode ser muito interessante diante do que estamos vivendo.
Considerando este cenário, o psicólogo e diretor da rede de educação Minds Idiomas Augusto Jimenez listou cinco motivos para você começar hoje mesmo a pensar e anotar os planos futuros no pós pandemia:
Nesse momento, é difícil afirmar qualquer coisa, contudo, com as questões mais organizadas, a ansiedade diminui e você flui melhor. Traçar os projetos e ações para alcançá-los, mesmo que em casa, é permitir pensar para além do momento, promovendo uma expectativa na mente de término do confinamento. Resumindo, dando esperança.
Mesmo fazendo planos para o futuro, o fato de tirar essa ideia do papel e cumprir os primeiros passos, gera a produção de endorfina, que remete a sensação de bem-estar. Dessa forma, se você deseja emagrecer 10kg e começar a caminhar na esteira em casa ou até comer melhor terá a ideia de estar fazendo algo em prol do seu objetivo, trazendo o sentimento de satisfação.
Sempre fazemos aquela lista de desejos ou até pedidos no início do ano, mas quantos tópicos realmente viram realidade? Esse é o período de fazer isso. Se você perdeu o emprego ou quer crescer na carreira quando tudo passar, uma possibilidade são os cursos online, que também trazem o sentimento de continuidade e progressão. Na Minds Idiomas, o especialista já sentiu o aumento da procura em 10%.
Por conta da distância física, o sentimento de solidão tem invadido muitas pessoas. O ser humano, por essência, tem necessidade de contato com os outros indivíduos, a capacidade neural evolui a partir desse contato, mesmo que por vídeo. Ao anotar as metas e começar a dar os primeiros passos, você entrará em contato com outras pessoas (virtualmente), reforçando a sensação de pertencimento.
Você já deve ter escutado a frase: quando você está bem, tudo a sua volta melhora. Embora pareça fantasiosa, é uma verdade. Quando você estabelece uma rotina em casa e se sente motivado para seguir, fará tudo com mais dedicação e vontade, obtendo, geralmente, melhores resultados. Se você está mais estável, as pessoas a sua volta são contagiadas, melhorando as relações sociais e individuais.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai
Notícias
Eliana conta que ela e o marido dormem em quartos separados; saiba o motivo
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Notícias
Esposa de Cid Moreira avisou Patrícia Poeta da morte do jornalista: "Cid está chegando ao fim"
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho