Família

Música de Mozart pode aliviar a dor de recém-nascidos, aponta estudo

Estudo aponta que a música gravada pode ser um método eficaz de alívio durante a realização de pequenos procedimentos - Reprodução/ Freepik
Reprodução/ Freepik

Publicado em 03/09/2023, às 14h54 - Atualizado em 26/09/2023, às 15h06 por Redação Pais&Filhos


Tocar Mozart para seu filho pode ajudá-lo a relaxar – e quem diz isso é a ciência! Recentemente a revista científica ‘Nature’ publicou um estudo que conclui que a música relaxante de Wolfgang Amadeus Mozart pode, sim, aliviar a dor em recém-nascidos enquanto estiverem sendo submetidos a procedimentos médicos, como o Teste do Pezinho.

A pesquisa pioneira foi conduzido pela equipe da Universidade Thomas Jefferson, da Filadélfia, com colaboração de médicos, e envolveu 100 recém-nascidos de um hospital comunitário do Bronx, em Nova York. Os bebês tinham nascido de 37 semanas de gestação ou mais e cerca de dois dias de vida.

Para fazer a experiência, um profissional de saúde coletava sangue no calcanhar, como acontece no Teste do Pezinho. Enquanto isso, um grupo de bebês escutava uma música instrumental de Mozart, suave, por vinte minutos, enquanto o outro fazia tudo em silêncio.

O estudo também não permitiu que pais segurassem seus filhos no colo durante o teste, e os níveis de dor dos bebês estavam sendo monitorados por meio de indicadores de expressões faciais, choro, respiração, movimentos dos membros e estado de alerta. Além disso, quem monitorava os recém-nascidos estava usando fones de ouvido com cancelamento de ruído, justamente para não saber qual grupo estava sendo submetido à música.

Resultado do estudo

A pesquisa concluiu que houve uma redução “estatisticamente e clinicamente significativa” na Escala de Dor Neonatal Infantil (NIPS) nos recém-nascidos que ouviram Mozart, tanto antes, durante e após a punção no calcanhar. Essa é uma descoberta bastante interessante e pode abrir caminho para uma alternativa aos analgésicos em bebês, já que eles geralmente não podem receber medicação para dor.

Os bebês ouviram uma canção de embalar instrumental de Mozart durante 20 minutos antes e durante o teste do pezinho (Foto: Reprodução/ Freepik)

A descoberta também abre caminho para novas pesquisas que podem investigar o impacto da música no alívio da dor em recém-nascidos, a partir de outros gêneros musicais. Para os pesquisadores que participaram do estudo, a música causa esse efeito por ser uma distração. Há também a hipótese de que o ritmo, a harmonia ou a melodia da música de Mozart também tenha efeito calmante no cérebro dos recém-nascidos.


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S23 - Divulgação

Aparelho top

Ofertas do dia: até 43% de desconto no Samsung Galaxy S23

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Bebê de 1 ano m0rre após descaso médico: "Tentei esquentar o corpo do meu filho morto"

Jojo mostra preparação do quarto de filho adotivo - Reprodução/Instagram

Família

Jojo Todynho mostra quarto do filho que será adotado em Angola

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Isis Valverde e seu filho Rael - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Isis Valverde faz desabafo emocionante: "Sei que não sou boa mãe"

Retrato de Kate Middleton e foto que foi usada de inspirição - Reprodução: Instagram

Família

Novo retrato real de Kate Middleton recebe chuva de críticas: "Horrível e desrespeitoso"