Família

“Meu marido quer mais folga como pai porque recebe um salário maior mas ambos trabalham”

A mãe acredita que deva ter as mesmas folgas que o marido - Getty Image
Getty Image

Publicado em 31/01/2022, às 08h25 - Atualizado às 08h27 por Redação Pais&Filhos


Uma mãe publicou no fórum ‘Mumsnet’, ela explicou que seu marido é o “ganha-pão” e tem “valores antiquados”. Mas ele foi escalado por suas colegas mães, que acreditam que ele é um “sexista” e um “misógino”. A mãe escreveu em seu post: “O marido ganha-pão sente que os cuidados com os filhos não devem ser iguais e quer ‘dia de folga’ para si mesmo”.

Mas ela também trabalha, pois eles “não podem pagar” para ela ser uma mãe que fica em casa. “Meu marido ganha 3x mais do que eu e tem valores antiquados. (Homens = trabalho, mulheres = lidar com criança)”, explicou a mãe. “Ele acha que, porque paga a hipoteca, as contas e a maior parte das compras de comida, tem o direito de cuidar menos das crianças e ter dias de folga para si mesmo (onde eu levo meu filho para sair para brincar ou apenas ficar fora a casa, para que ele possa fazer suas próprias coisas).”

“Sempre que eu peço a ele que cuide do nosso filho para que eu possa fazer algo por mim mesma, como cortar o cabelo ou jantar com um amigo, ele vai fingir ser um inconveniente e certamente vai se queixar de tudo o que faz pela família e que ele ‘não recebe nada de volta’.”

“Ele também não tem uma ótima vida social, já que nos mudamos para um lugar longe de seus amigos. Eu gostaria de outro filho e ele no fundo gostaria, mas ele está se recusando agora porque sabe que ficará ‘preso’ com ainda mais cuidados infantis enquanto eu cuido de um recém-nascido.”

A mãe acredita que deva ter as mesmas folgas que o marido
A mãe acredita que deva ter as mesmas folgas que o marido (Foto: Getty Image)

“Eu trabalho 4 longos dias por semana, tenho meu filho em todos os outros momentos. Ou estou trabalhando ou cuidando do meu filho. Não tenho tempo para mim. Meu marido tem meu filho 1/2 dia por semana (pelo qual sou grata, pois sei que muitos pais não fazem isso) e geralmente está conosco no fim de semana.”

“A questão é: estou certa, pensando que é injusto ter pouco tempo para mim mesma, mas isso não parece importar porque ‘é isso que as mães fazem?’ Quais são os arranjos de outras pessoas em situações semelhantes? Eu contribuo financeiramente para meu filho, todas as aulas dele, pago a creche e assim por diante. Todo o meu salário vai para ele. Mas é ele que precisa de mais ‘tempo dele’ porque paga mais?”

“Devo acrescentar, ele é ótimo com nosso filho quando está aqui e está aqui todo o fim de semana, ele cozinha e compra toda a nossa comida, então não é totalmente unilateral. Ele parece querer mais tempo para si mesmo e sente que tem direito a isso, pois contribui mais financeiramente, isso me deixa louca!”

Comentando sobre o tópico, outras mães rotularam o pai de “péssimo pai”, “homem preguiçoso”, um “cabeçudo” e um “misógino”. Um disse: “Ele absolutamente não quer outro (filho), estou surpreso que você faça com esse homem preguiçoso que pode ser burro para cuidar de seu filho e, evidentemente, tem zero respeito por você”.

Enquanto um segundo escreveu: “Seu pobre filho tendo um pai assim. Descrever sua misoginia como um ‘valor’ é um pouco exagerado. É claro que tratá-lo como sua equipe e optar por não ser pai de seu próprio filho não é aceitável. O fato de alguns outros homens serem ainda mais negligentes com seus filhos e desrespeitosos com suas parceiras dificilmente é um fator redentor. Vamos colocar a fasquia em algum lugar mais alto do que o chão.”

E um terceiro comentou: “Ele é um misógino da velha escola. Nada vai mudar sua visão de mundo profundamente enraizada de que você merece menos do que ele porque você é uma mulher. Você não pode fazer com que ele te trate como igual e o ressentimento vai te corroer. Não tenha outro bebê com ele.”

As mães insistiram que todo o dinheiro, tarefas, cuidados com as crianças e tempo livre deveriam ser divididos igualmente – mesmo com mães que ficam em casa e pais que trabalham. Um aconselhou: “Sente-se com ele e elabore um cronograma. Mostre a ele como é a sua semana e como é a semana dele e deixe isso bem claro. Então diga a ele que você quer uma folga também. Fique firme.”


Mais lidas

Bernardo completou 10 anos - Reprodução/Instagram

Criança

Mãe do filho de Cristiano Araújo desabafa sobre dificuldade em arcar com as despesas da criança

(Foto: Freepick)

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

(Foto: Freepick)

Família

Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Noiva nega casamento no altar por motivo inusitado: "Primeiro meus filhos"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Deolane Bezerra adotou seu primeiro filho, Gilliard, aos 16 anos: "Ele estava sozinho"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Família

Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar