Família

Menos hormônio

Pesquisa aponta que os níveis de testosterona dos homens caíram nos últimos anos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os níveis de testosterona dos homens estão diminuindo, e isso pode trazer complicações para eles

Fumar, ficar estressado e estar acima do peso são algumas das causas da queda dos níveis de testosterona nos homens nas últimas duas décadas, segundo uma pesquisa divulgada no Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo.

Anúncio

FECHAR

Segundo os pesquisadores, os homens apresentaram 22% menos testosterona do que aqueles do começo do estudo. Cerca de 1500 homens participaram do estudo, que foi realizado entre 1987 e 2004.

A queda dos níveis é generalizada, e não apenas entre os mais velhos, que apresentam menos hormônio com o avanço da idade. Os responsáveis pelo estudo da New England Research Institutes, nos Estados Unidos, apontaram que isso se deve as diferenças no estilo de vida, alimentação e hábitos dos indivíduos.

Ingerir algumas substâncias com o hormônio estrógeno, como pesticidas, soja ou componentes do plástico, também pode contribuir para a queda nos níveis do hormônio, segundo reportagem da Folha Online.

A falta de testosterona no sangue pode fazer com que os homens tenham diminuição da libido, disfunção sexual, perda óssea, anemia e alterações no humor. Na maioria dos casos, não é necessário tratamento, mas a falta do hormônio pode virar doença, conhecida como hipogonadismo.

Um exame de sangue simples pode detectar problemas nos níveis de testosterona.

Pais&Filhos TV