Família

Menina com leucemia recebe medula do pai após doador 100% compatível testar positivo para covid-19

reprodução/G1

Publicado em 17/01/2021, às 07h36 - Atualizado às 10h49 por Yulia Serra


Compartilhe:


Alice Lopes Rodrigues, de 7 anos, diagnosticada com leucemia, encontrou um doador 100% compatível para realizar um transplante de medula após um longo tempo de espera, por meio do registro nacional de doadores de medula, Redome.

A mãe comentou sobre o processo e expectativas (Foto: reprodução/G1)

Porém, depois dessa confirmação, o doador de 24 foi diagnosticado com coronavírus e a criança não poderia esperar o tempo necessário (de 30 dias após a ausência dos últimos sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde) para fazer a cirurgia.

Com isso, o pai, Flávio Rodrigues, que possuía uma medula 50% compatível com a da filha, foi escolhido como novo doador. “Tinham que aproveitar que ela estava bem clinicamente. Não tinha como esperar muito tempo. Pelo que eu entendi, como ele teve Covid, por ser uma doença mais nova, eles não sabem quanto tempo isso fica no corpo e se estava afetando a medula, então eles optaram por não esperar essa pessoa”, informou a mãe, Jéssica Lopes Sartorelli, ao G1.

A medula do pai “pegou”, mas para ter certeza se funcionou é preciso tempo (Foto: reprodução/G1)

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Processo e tratamento

Antes do transplante, os médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu disseram a família ser fundamental realizar quimioterapia até o momento em que as células cancerígenas fossem zeradas.

Como os resultados não indicaram redução destas células, os pais procuraram atendimento em outro local, o Hospital de Amor, em Barretos, onde foi decidido realizar o transplante com a medula do pai.

A cirurgia aconteceu no dia 24 de dezembro. “Eles falaram que tem chance de dar certo, mas cai um pouco. Porém, eles estão tendo bons resultados com transplantes assim”, contou Jéssica. A recuperação não foi tão simples, Alice ficou debilitada e necessitou ser internada na UTI por dois dias por conta da presença de bactérias na corrente sanguínea.

Mas após a complicação, a menina recebeu alta e está se recuperando em casa. “Ela ainda tem que ir para o hospital duas vezes por dia para tomar alguns medicamentos na veia, mas não tem mais necessidade de ficar internada”, explicou.

Os exames após a cirurgia mostram que a medula do pai “pegou”, mas não é possível afirmar com certeza que deu certo: “Para saber se funcionou mesmo demora um tempinho. Falaram que é bem longo o processo pós-transplante. Daqui uns dois meses vamos saber se a doença foi embora, se deu o resultado esperado”.


Palavras-chave
pfnoinsta menina pai medula transplante coronavírus covid-19 doador leucemia

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador