Família

Médicos explicam como será feita nova cirurgia de Rodrigo Mussi, do BBB 22

O boletim médico de Rodrigo Mussi foi atualizado nesta noite de terça-feira - Reprodução/ Instagram @rodrigo.mussi
Reprodução/ Instagram @rodrigo.mussi

Publicado em 06/04/2022, às 05h12 - Atualizado às 05h15 por Redação Pais&Filhos


Rodrigo Mussi, ex-BBB, sofreu um acidente de carro na semana passada e precisou passar por diversos procedimentos cirúrgicos. Após o novo boletim médico dele sair dizendo que iriam tirar a ‘gaiola médica’, que se encontra na perna dele, a coluna do Leo Dias entrevistou alguns especialistas ortopédicos para explicar como será feita a nova cirurgia de Rodrigo.

O Dr. Mauro Zyman, ortopedista e traumatologista, explica que as fraturas expostas são as quais os cortes expõem os ossos do paciente e, por isso, é que os fixadores externos [popularmente conhecidos como gaiolas] foram utilizados. Ainda segundo ele, a sua retirada é um sinal de que ele vem reagindo bem à cirurgia.

“Eu não consigo falar especificamente sobre o caso do Rodrigo Mussi porque não temos todos os detalhes, mas nos casos das fraturas expostas, o melhor tratamento é a colocação de um fixador externo mesmo; a conhecida gaiola. Ele é colocado de forma provisória, estabiliza a perna e facilita a portabilidade do paciente. Com ela, é possível também analisar a pele, os cortes e se o membro está muito inchado ou não. Após alguns dias com a gaiola, se o paciente reage bem e é possível realizar uma fixação definitiva, ela precisará ser retirada. A equipe médica retira e coloca uma fixação interna, como por exemplo a haste intramedular, que fica dentro do osso e não deixa nenhum material externo e se torna um método definitivo e sem necessidade de novas cirugias”, explicou.

O boletim médico de Rodrigo Mussi foi atualizado nesta noite de terça-feira
O boletim médico de Rodrigo Mussi foi atualizado nesta noite de terça-feira (Foto: Reprodução/ Instagram @rodrigo.mussi)

A coluna conversou também com o doutor Rodrigo Camisão, que é especialista em trauma ortopédico e cirurgia do pé e tornozelo. “Rodrigo Mussi sofreu o que nós chamamos de politrauma, que é quando o paciente sofre lesão em mais de um sistema que ameaça a vida. O termo técnico para a gaiola é fixador externo, que serve justamente para o controle de dano nessa fase inicial. Colocamos no osso fraturado por ser um procedimento mais rápido e que permite que a pele e os tecidos que envolvem o osso sejam cicatrizados e possam desinchar até o paciente ter uma melhora do seu quadro clínico”, explicou.

“Se os médicos já estão pensando em trocar o fixador pela haste, isso é um indicativo de melhora do quadro do Rodrigo Mussi. O pós- operatório da colocação da haste em si não costuma ser muito doloroso, geralmente o paciente é estimulado a andar no quarto no dia seguinte à cirurgia. Mas é claro que temos de ver o contexto desse paciente específico que teve uma lesão no cérebro, então é um pós-operatório que vai necessitar de alguns cuidados. Fisioterapia é extremamente importante e eu geralmente não coloco um limite de tempo nela. A fratura demora em torno de seis a oito semanas para cicatrizar”, completou o especialista.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Gabi Luthai disse que está ainda mais apaixonada pelo marido - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Gabi Luthai revela detalhes da relação com o Teo Teló após o nascimento do filho

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Adolescente de 15 anos que m4tou família de vizinhos é encontrado m0rto

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer