Publicado em 11/05/2021, às 12h51 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
O transporte correto de crianças em automóveis faz toda a diferença quando o assunto é segurança. Principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, acidentes de trânsito tiram a vida de 3.300 meninos e meninas por ano e internam em estado grave outras 112 mil crianças, segundo dados fornecidos pela ONG Criança Segura. Os dados são alarmantes e reforçam a necessidade de tomar os devidos cuidados para evitar problemas.
Neste mês, o movimento Maio Amarelo reforça a importância de conscientizar sobre a segurança no trânsito em todo o mundo. A ação nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU instituiu de 2011 a 2020 a Década de Ação para Segurança no Trânsito, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrar em 2009 mais de 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes em 178 países.
Crianças fazem parte do grupo mais suscetível a sofrer acidentes de trânsito por serem mais frágeis, terem estatura pequena e campo de visão estreito, além de não conseguirem calcular com precisão a distância, velocidade e tempo que um automóvel está delas – e entender que esses incidentes podem (e devem!) ser evitados é o primeiro passo a se tomar. Pensando na prevenção, a campanha 2021 do Maio Amarelo tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.
Existem diversas maneiras de proteger vidas e prevenir acidentes: ao atravessar a rua, dê o exemplo e mostre a maneira correta para passar para o outro lado; incentive o uso de equipamentos de proteção quando seu filho estiver praticando um esporte como andar de bicicleta ou de skate; além é claro, de respeitar a sinalização de trânsito. Agora, quando o assunto é transportar crianças em um automóvel, é necessário tomar cuidados a mais:
Em abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por alterações e validou que a cadeirinha é obrigatória para transportar crianças de até 10 anos de idade, ou que ainda não tenham atingido 1,45 metro de altura, de acordo com o Art. 64 da Lei nº 14.071/2020.
Sabendo dessas informações, o próximo passo é escolher o modelo certo de cadeirinha para proteger o seu filho quando a família estiver fazendo um passeio, uma viagem ou mesmo em uma ida rápida até o mercado para voltar logo para casa. A SEAT4FIX, desenvolvida pela Chicco, é uma cadeira para automóveis quatro em um e oferece mais de 10 anos de segurança, qualidade e conforto.
Pensando em praticidade, a SEAT4FIX cresce com a criança e pode ser usada desde o nascimento até os 12 anos de idade, aproximadamente (36kg/1,45m), momento em que é possível começar a realmente usar o banco do carro.
Ela possui encosto de cabeça e cinto de segurança integrados, o que permite o ajuste conforme o desenvolvimento do seu filho e um mini redutor removível, que garante a postura adequada para tórax e cabeça. O produto está disponível nas principais multimarcas do Brasil e pode ser encontrado a partir de R$ 3199,00.
Também pensando em facilitar a vida dos pais, as cadeirinhas SEATFIX, da Chicco, têm o fit-kit: uma explicação de fácil leitura no produto com orientações de como usar a cadeirinha em cada etapa da vida da criança, proporcionando um encaixe perfeito.
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Notícias
Atriz de Floribella fala pela 1ª vez após morte do filho de 6 anos em incêndio
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Top dos Tops
Ofertas do dia: Galaxy S23 Ultra da Samsung com descontos de até 53%