Publicado em 28/05/2020, às 16h03 - Atualizado em 29/05/2020, às 09h24 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Como sempre, as mães estão fazendo a maior parte do trabalho pesado quando se trata de tarefas domésticas, cuidados com as crianças e gerenciamento das aulas online durante o isolamento social. Duas pesquisas divulgadas recentemente descobriram que, em casais heterossexuais, são as mães quem estão ajudando as crianças com as aulas à distância, as tarefas e as conversas com os professores , além de cozinhar, limpar, lavar roupas e, muitas vezes, trabalhar fora.
Uma das pesquisas, realizada pela organização sem fins lucrativos nacional ParentTogether, descobriu que dos 1.500 pais pesquisados, 78% das mães com um parceiro masculino estão gerenciando a maioria das tarefasrelacionadas à escolae 73% das mães solteirasacham que tentar equilibrar todas as tarefas está fazendo-a enlouquecer.
“Todos os pais com filhos em casa estão fazendo um trabalho heroico e quase impossível no momento. Mas as evidências são claras de que as mãesestão desproporcionalmente esmagadas pela carga extra de gerenciar o ensino à distância de seus filhos ”, disse Bethany Robertson, co-fundadora e co-diretora da ParentsTogether em um comunicado à imprensa. “Pais e mães, principalmente, estão nos dizendo que não podemos continuar pedindo que sejam funcionários e cuidadores em tempo integral. Os pais precisam de ajuda financeira, licença remunerada e flexibilidade no local de trabalho”.
A segunda pesquisa, da Ball State University, contém resultados semelhantes: as mães estão fazendo a maior parte do trabalho. O estudo descobriu que, embora os pais pensem que estão contribuindo mais do que antes da quarentena, as mães não concordam com essa avaliação. 48% dos pais dizem ter assumido um papel mais ativo no trabalho doméstico, mas apenas 25% das mulheres dizem que seus parceiros masculinos estão ajudando mais.
Os pesquisadoressugerem que os pais só podem pensar que estão fazendo mais, no entanto. “Uma maior exposição ao trabalho doméstico também pode levar os pais a perceber que estão gastando mais tempo nessas tarefas do que realmente estão”, disse o pesquisador Richard Petts, professor de sociologia da Ball State, em comunicado, embora ele observe que esse não é o caso em toda casa.
“Existe o potencial da pandemiada covid-19 alterar as divisões de trabalho entre os gêneros, se os pais permanecerem mais envolvidos no lar quando as ordens dos órgãos de saúde permitirem que as crianças voltem à escola”, reforça.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Deolane Bezerra volta a ser presa após descumprir medidas cautelares
Família
Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"