Família

Mãe com hiperlactação doa 1,6 mil litros de leite materno e quebra recorde mundial

Mulher bate recorde ao doar R$1,6 mil litros de leite materno nos Estados Unidos - Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Publicado em 17/07/2023, às 12h48 - Atualizado em 18/07/2023, às 10h23 por Beatriz Rodriguez, filha de Rogeria e Walter


Uma mulher norte-americana bateu um recorde ao doar cerca de 1,6 mil litros de leite materno. Elisabeth Anderson-Sierra foi diagnosticada com hiperlactação, uma condição que a faz produzir uma quantidade muito grande de leite. Ela explicou que o excesso de leite acontece devido à grande quantidade de hormônio prolactina em seu corpo. Com as doações ela entrou para o livro de recordes, Guinness World Records.

Elisabeth possui três filhos e conta que já parou de amamentar eles há alguns anos, porém o seu corpo não parou de produzir leite materno.”Estava apenas com 13 semanas de gravidez e já produzia 600 ml de leite por dia. Hoje, esse número já é 10 vezes maior. Agora eu bombeio cerca de 6 litros por dia”, ela comentou em entrevista ao portal Today.

Mulher faz doações de leite materno e entra para o livro de recordes, Guinness World Records (Foto: Reprodução/Instagram/ @guinnessworldrecords)

A norte-americana doou cerca de 1.599,68 litros entre fevereiro de 2015 e junho de 2018 para um banco de leite nos Estados Unidos. A mãe relata que realiza as doações com o objetivo de ajudar outras famílias. “Normalizar a amamentação e a doação de leite é meu principal objetivo. Mas sei que esse modo de vida não pode continuar para sempre, em algum momento terei que decidir que tipo de intervenção médica tomar para encerrar esta etapa da minha vida”, disse.

Sintomas da hiperlactação:

  • Sensação de mama cheias e desconfortáveis o tempo todo.
  • Mamas empedradas com frequência.
  • Bebê agitado durante a mamada.
  • Engasgos frequentes.
  • Cocôs explosivos.

Além disso, casos de  hiperlactação com filhos, também são comuns. Não necessariamente a mulher que teve o problema na primeira gravidez terá na segunda, mas possui grande chance. A regularização da produção do leite acontece por volta de 40 dias a dois meses, porém, caso continue muito além da demanda do bebê pode ser necessário uma consultoria de amamentação.

O auxílio de uma consultora é de extrema importância para a avaliação de cada caso. Existem situações que se assemelham a hiperlactação e que são facilmente melhoradas, e outras em que realmente existe a condição.Inclusive, em alguns casos algo na rotina pode estar levando a uma produção demasiada. Os pais, nestes casos, podem ajudar , não só a fazer as ordenhas, mas também como na esterilização dos utensílios e nos cuidados com o bebê para que a mãe se cuide.

Uma boa dica é o uso de coletor a vácuo. O uso de bomba elétrica não é ideal, pois estimula a produção de leite, porém com o auxílio de profissionais, em alguns momentos pode ser necessário. O coletor é uma boa opção para o uso, mas não com frequência. O uso de top de ginástica apertado também é uma boa estratégia para auxiliar no ajuste de produção.

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Neymar Jr. aparece provocando Bruna Biancardi em Dia dos Namorados: "Não aceitam perder"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mini Lamborghini dada por Neymar à Mavie custa 5,2 mil reais

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Zilu Godoi decide mudar de nome e explica motivo

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer