Família

Laqueadura: saiba mais sobre o procedimento feito por Simone para não engravidar

Reprodução/ Instagram

Publicado em 12/03/2021, às 13h53 - Atualizado às 16h04 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Simone, da dupla com Simaria, comentou nas redes sociais que após a cesárea de Zaya, fruto do relacionamento com Kaká Diniz, ela fez uma laqueadura, que consiste no bloqueio das trompas de Falópio, impedindo que o espermatozóide chegue ao óvulo, evitando uma possível gravidez. A cantora além da recém-nascida é mãe de Henri, de 6 anos.

Simone disse que fez laqueadura das trompas após cesárea de Zaya (Foto: Reprodução/ Instagram)

A cantora respondeu a questão na caixa de perguntas nos stories do Instagram. “Fez laqueadura?”, disse um internauta. Simone respondeu que sim e colocou um emoji de duas mãos para cima, como gesto de gratidão. A musicista ainda disse que está pensando em fazer uma lipoaspiração. “Ver como vai ficar o pós-parto, aí vou decidir”, explicou ela.

Laqueadura: saiba mais sobre o procedimento

Ser mãe é uma decisão superimportante e que precisa ser pensada com muito carinho. Ao falarmos da laqueadura, ou ligadura tubária, como um método contraceptivo, por exemplo, a segurança pode chegar em até 99% de eficácia, mas caso haja algum tipo de arrependimento após a cirurgia, as chances de reversão são baixas e pode ser necessário optar por outros métodos para poder engravidar novamente.

É um procedimento de esterilização que interrompe o fluxo das trompas, não deixando que o espermatozoide chegue ao óvulo durante a ovulação. Segundo a especialista, pode ser feito a partir de um corte ou amarrando a tuba uterina. Dessa maneira, a mulher não consegue engravidar.

Existem dois tipos de procedimentos de laqueadura, a abdominal e a vaginal. No primeiro caso, Fernanda comenta que o pequeno corte abdominal pode utilizar a mesma cirurgia da cesárea, por exemplo. Outra opção é a videolaparoscopia, que é minimamente invasiva e feita a partir de uma endocâmera no abdômen.

No caso da laqueadura vaginal, é possível realizar a colpotomia, uma incisão feita pelo fundo-de-saco por trás da vagina, ou a histeroscopia, que é o acesso às trompas através da cavidade uterina. Em ambos os casos, é necessário internação e também o uso de anestesia.

A laquedura interrompe o fluxo das trompas, não deixando que o espermatozoide chegue ao óvulo durante a ovulação (Foto: Getty Images)

Como todo procedimento cirúrgico, é comum que existam riscos, inclusive na laqueadura. Fernanda cita os principais como: falha do tratamento, infecção e também o sangramento durante a cirurgia.

Após o procedimento, é essencial seguir alguns cuidados para que não hajam complicações na laqueadura como, por exemplo, evitar o contato íntimo, não realizar tarefas pesadas como atividades físicas ou limpeza da casa. Contudo, para uma boa cicatrização, a alimentação saudável é indispensável e também caminhadas leves, sempre com a orientação do médico. Após a cirurgia, o tempo de recuperação varia de 24h a 48h.

As chances, segundo a especialista, são mínimas, uma vez que a técnica é considerada irreversível. Como alternativa, pode ser indicado que a mulher passe pela Fertilização in Vitro caso queira tentar uma nova gravidez. “Portanto só é indicado realizar o procedimento quando houver certeza da decisão”, reforça.

O procedimento de laqueadura é um método contraceptivo 99% eficaz  (Foto: Shutterstock)

Mesmo sendo um procedimento cirúrgico, as chances de engravidar são de 1%. A longo prazo, não existem efeitos colaterais e o método não interfere na amamentação se realizado logo após o parto. Além disso, “principalmente quando há risco de vida materna por alguma doença que ‘impeça’ uma gestação saudável, a laqueadura e o método mais seguro”, comenta.

O procedimento além de ser coberto pelos planos de saúde, também pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em clínicas particulares, as cirurgias podem variar entre R$ 5 mil a R$ 10 mil, dependendo do hospital, médico e técnica realizada para o procedimento.

Apesar de ser um procedimento bastante comum, não são todas as mulheres que podem realizar a laqueadura. As contraindicações são:


Palavras-chave
Gravidez simone Kaká Diniz Zaya laqueadura

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Criança morre ao comer biscoito envenenado que foi jogado para um cachorro