Família

Kate Middleton confirma câncer: saiba como falar sobre doença com os filhos

Kate Middleton está com câncer - (Foto: reprodução/Instagram)
(Foto: reprodução/Instagram)

Publicado em 22/03/2024, às 16h31 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Nesta sexta-feira, 22 de março, Kate Middleton surgiu nas redes sociais para contar o motivo do afastamento desde janeiro de 2024. A esposa do príncipe William revelou que está com câncer e já iniciou a quimioterapia. Durante o vídeo, a duquesa de Cambridge desabafou que foram meses muito difíceis para a família, e ainda explicou que ela precisou de tempo para contar para os filhos, George, Charlotte e Louis a notícia, preocupada em passá-la "de um jeito que seja apropriado para eles e para assegurá-los de que eu ficarei bem". 

Lugar em que Kate Middleton está é revelado
Kate Middleton confirma diagnóstico de câncer (Foto: Getty Images)

Conversamos com Vanessa Abdo, doutora em psicologia e CEO do Mamis na Madrugada, mãe de Laura e Rafael, para entender como um diagnóstico de câncer pode impactar a família e de que formas ter essa conversa com os filhos. Acima de tudo, a psicóloga fez questão de enfatizar a importância de ser honesto com as crianças e não mentir sobre a situação, mas explicá-la adaptando à idade e compreensão do seu filho naquele momento. 

"Quando um dos pais é diagnosticado com câncer, é importante abordar a situação com sensibilidade. Os pais devem escolher um momento tranquilo, ser honestos sobre a doença, usar linguagem adequada à idade das crianças e encorajá-las a fazer perguntas", apontou. 

Nesse momento, a especialista também destacou a necessidade de transmitir amor, apoio e manter a comunicação aberta para que as crianças possam expressar as próprias emoções e preocupações. "Oferecer informações sobre o tratamento e envolvê-las no processo, conforme apropriado, pode ajudar a diminuir a ansiedade e fortalecer os laços familiares durante esse período desafiador", orienta. 

Vanessa fala da necessidade de usar o critério de pergunta circular com os filhos no caso de um diagnóstico como esse, ou seja, manter o caminho aberto e esperar também as dúvidas das crianças. Ela sugere perguntas como "você quer perguntar alguma coisa?" e "quer saber alguma coisa?". 

Além desse cuidado com a comunicação dentro de casa, a psicóloga também defendeu a importância de não deixar a saúde mental de lado e isso envolve todos os membros da família, do adulto à criança. 

"O diagnóstico de câncer pode ter um impacto significativo na família, causando estresse, medo e incerteza. É importante que a família se una, ofereça apoio emocional, esteja aberta à comunicação e busque recursos de apoio, como aconselhamento, grupos de apoio, ou psicoterapia. Cuidar da saúde mental de todos os envolvidos é fundamental para lidar da melhor forma com a situação", finalizou.

Kate Middleton
Kate Middleton descobriu câncer após cirurgia abdominal (Foto: Getty Images)


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Kate Middleton revela câncer após cirurgia abdominal

Kate Middleton finalmente surgiu em um vídeo nas redes sociais dela e do príncipe William por meio de um vídeo em que revela o que aconteceu para o afastamento desde janeiro de 2024, ao passar por uma cirurgia abdominal. 

A duquesa de Cambridge deu mais detalhes do que aconteceu desde então e revelou estar com câncer. Ela começou: "Eu quero aproveitar essa oportunidade para agradecer pessoalmente por todas as mensagens maravilhosas de apoio". 

Ela seguiu dizendo que estava se recuperando da cirurgia. "Tem sido meses muito difíceis para toda a nossa família, mas eu tive uma equipe médica fantástica, que cuidou de mim muito bem, ao qual sou muito grata", seguiu.

 Kate então falou sobre o diagnóstico de câncer: "Em janeiro, eu passei por uma cirurgia abdominal enorme em Londres, e na época se pensava que minha condição não era cancerígena. A cirurgia foi bem sucedida, mas testes depois da operação descobriram que o câncer estava presente". 

"Minha equipe médica então me aconselhou a passar por um curso de quimioterapia preventiva e agora eu estou nos estágios iniciais deste tratamento", completou. A duquesa abriu o coração sobre a reação com a notícia.

"Esse curso veio como um grande choque, e William e eu estamos fazendo tudo o que podemos para processar e lidar com isso de forma privada, pelo bem da nossa família mais jovem. Como vocês podem imaginar, isso levou tempo. Está levando tempo pra mim me recuperar da grande cirurgia para poder começar meu tratamento", seguiu.

A princesa também comentou que levou tempo para que eles pudessem explicar para os filhos, George, Charlotte e Louis: "De um jeito que seja apropriado para eles e para assegurá-los de que eu ficarei bem".

Ela aproveitou para tranquilizar a população: "Como eu disse para eles, eu estou bem e ficando mais forte a cada dia, focando nas coisas que vão me ajudar a me curar: na minha mente, corpo e espírito". 

Kate também aproveitou para agradecer ao marido e o povo: "Ter o William ao meu lado é uma grande fonte de conforto e garantia também, assim como o amor, apoio e gentileza que tem sido mostrada por muitos de vocês. Significa muito para nós dois". 

"A gente espera que vocês entendam que como um família, nós agora precisamos de um tempo, espaço e privacidade enquanto eu completo o meu tratamento", pediu e falou que está ansiosa para retomar o trabalho. Veja no vídeo a seguir tudo o que ela disse. 


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Wagner Moura com a esposa Sandra Delgado e o primogênito Bem - Reprodução/Caras

Família

Foto raríssima: Wagner Moura pousa com filho e esposa depois de ser premiado