Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Publicado em 22/05/2024, às 13h35 por Malu Lopes, Estagiária | Filha de Carmem e Single


Em um relato, Yuri Gama Deça, um jovem de 20 anos de idade residente em São José, Santa Catarina, enfrentou uma situação inesperada que mudaria sua vida para sempre. Procurando assistência médica devido a sintomas desconcertantes e aparentemente desconexos, Yuri acabou descobrindo que estava grávido. Este fato não só veio como um choque, mas também como um marco em sua jornada como homem trans, que iniciou sua transição de gênero há aproximadamente três anos, aos 17 anos.

Bebê
Sofia nasceu por meio de um parto normal, realizado pelo SUS (Foto: Reprodução/ Instagram)

A gravidez de Yuri foi o resultado de um relacionamento breve e trouxe consigo não apenas a surpresa da concepção, mas também o desafio de encarar uma paternidade solo. A descoberta ocorreu após Yuri procurar atendimento médico por se sentir mal, momento em que também foi diagnosticado com uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especificamente sífilis. 

Ao tratar a IST e discutir outros sintomas que vinha experimentando, como náuseas e baixa pressão arterial, o médico sugeriu a realização de um teste de gravidez. O resultado positivo abriu caminho para uma nova fase na vida do jovem catarinense. “Eu não era muito respeitado e isso me deixava muito, muito mal. Mas assim que descobri que ia ser  pai, fiquei muito feliz, assim como a minha mãe, o meu padrasto, toda minha família. Em choque. Ficamos em choque também, porque sempre falaram que eu era o menos provável ali pra ter filhos, talvez por eu ser um garoto trans”, contou Yuri ao UOL. 

Nascida em janeiro, Sofia, a filha de Yuri, representa um símbolo de amor e superação. Apesar das circunstâncias inesperadas da  gravidez e da ausência do genitor na vida da criança, Yuri abraçou a paternidade com determinação. “Quero aproveitar porque eles crescem rápido e seguem o próprio rumo. Quero aproveitar cada momento ao lado da minha filha e não ser só um pai pra ela. Quero ser um amigo, que ela tenha a liberdade de se expressar e falar tudo o que sente”, diz o pai de Sofia.

Yuri usa o Tik Tok para contar da sua  rotinacom Sofia. Em um dos vídeos ele faz seu   relato de parto, contando sua experiência no SUS, onde foi muito respeitado. "Foi maravilhoso, a criança saiu e já subiu uma alegria, tudo mudou, já foi uma coisa diferente”, relatou. 

@yurikrlh2 pra quem tava pedindo um relato do parto sksks resumi bastante, mas é isso 😁 #partonormal#sus#homemtrans🏳️‍⚧️#paidemenina#paternidade#fyp#viral♬ som original - Yuriiiii🏳️‍⚧️

Agora, o pai usa das redes para contar como está sendo difícil deixar Sofia sob cuidado de familiares e amigos enquanto vai para escola. "Eu tinha parado de estudar há um ano quando engravidei, mas decidi terminar para poder ter melhores oportunidades de trabalho e dar uma condição boa para ela. Voltei para o 3° ano do ensino médio.”


Leia também

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

Gisele Bündchen e Joaquim Valente - Reprodução: Instagram

Família

Gisele Bündchen termina namoro após piada do ex-marido

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Ana Hickmann e Edu Guedes - Reprodução: Instagram

Família

'Cinco quartos, garagem e escritório': Edu Guedes dá detalhes de mansão com Ana Hickmann

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Junno é o namorado de Xuxa Meneghel - Reprodução / Instagram @junnoandrade

Família

Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA