Família

Jovem que pode ser a 1ª mulher brasileira no espaço estudou a vida inteira em escola pública

Laysa já coleciona certificados científicos - Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Publicado em 17/05/2022, às 08h36 - Atualizado em 19/05/2022, às 09h39 por Redação Pais&Filhos


Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, descobriu um asteroide analisando imagens do computador de casa, em agosto de 2021, em Contagem, Belo Horizonte. Cerca de 8 meses depois, ela está de malas prontas para participar de um treinamento para astronautas na NASA. A jovem viajará para os Estados Unidos no dia 24 de maio. Ela vai ficar no país por um mês, e nesse tempo vai fazer o curso e também conhecer outros complexos da NASA.

“Serei tripulante da Expedição 36 do curso Advanced Space Academy da NASA, em que serei treinada como astronauta. Esse é um grande passo na minha jornada até me tornar a primeira mulher brasileira a ir ao espaço, que é meu maior objetivo“, disse Laysa em entrevista ao G1.

O que ajudou a jovem a passar na seleção, além da descoberta do asteroide, foi ser medalhista de olimpíadas científicas. Em 2020, ela levou a medalha de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e também, chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, levando para casa a medalha de bronze. “Estou muito animada para o treinamento. Estou me preparando para os desafios que fazem parte de uma missão espacial e nada é mais empolgante que isso“, falou Laysa.

A descoberta: Brasileira que estudou em escola pública a vida toda descobre asteroide na NASA

Laysa Peixoto Sena Lage sempre foi apaixonada pelas estrelas e ciência. A estudante brasileira descobriu com apenas 18 anos um asteroide no espaçodurante uma pesquisa para a NASA, a Agência Espacial Norte-Americana.

Laysa já coleciona certificados científicos (Foto: Reprodução / Instagram)

A descoberta aconteceu em agosto desse ano após uma campanha da NASA. A moradora de Contagem, Belo Horizonte, em Minas Gerais, estudou a vida toda em uma escola pública. Porém isso não a impediu de seguir os sonhos. Em 2020, ela foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e ganhou a medalha de bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.

A campanha “caça asteroides”

Laysa estava no computador no início do ano, quando viu no site da NASA a campanha “caça asteroides”, realizada em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration. Ela então decidiu participar e conseguiu realizar uma descoberta histórica de um novo asteroide. A rocha espacial foi batizada de LPS 003, as inicias do nome da jovem cientista.

Os internautas amaram a história da menina e a elogiaram muito. “Que felicidade ver mulheres brasileiras alcançando grandes conquistas no mundo da ciência“, escreveu um. “A ciência é maravilhosa! Essa menina vai ter um futuro brilhante, tenho certeza”, opinou outro. “Maravilhosa, que orgulho os pais dessa menina devem estar sentindo”, parabenizou outra.


Leia também

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Reprodução/Instagram

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Foto: Reprodução/ Globo

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’