Família

Jovem com doença rara vai receber doação de rim do professor: “Minha adolescência de volta”

Eddie MacCarthy terá a chance de marcar a vida de um de seus alunos com algo além da geometria - Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

Publicado em 19/07/2023, às 13h02 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Um professorde matemática de Ohio, nos Estados Unidos, está se preparando para doar um rim para um de seus alunos do ensino médio nesta quarta-feira, 19 de julho. Eddie McCarthy ensinou geometria a Roman McCormick no ano passado, mas decidiu doar mais do que ensinamentos ao garoto, o professor agora vai doar um de seus rins. Os pais de Roman esperam que, com isso, o menino de 15 anos “recupere” sua adolescência.

Eddie MacCarthy terá a chance de marcar a vida de um de seus alunos com algo além da geometria (Foto: Reprodução/ Facebook)

Roman, aluno de Eddie, tem síndrome conhecida como ‘Branchiootorenal’, uma condição hereditária rara que afeta o desenvolvimento dos tecidos e pode causar malformações nos ouvidos e nos rins, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde. “Não consigo comer alimentos que a maioria das criançasnormais conseguem. Não consigo ser fisicamente ativo porque meus rins estão diminuindo minha vontade de praticar atividade física“, disse ele, em entrevista ao Good Morning America, acrescentando que sua condição, muitas vezes, o deixa exausto também.

Jamie Redd, mãede Roman, explicou que não sabia da existência da síndrome até seu filho ser diagnosticado. Com o tempo, a síndrome de Roman piorou e levou à doença renal em estágio 4. Ele precisaria fazer diálise se não conseguisse encontrar um doador e fazer um transplante de rim. O pai de Roman, Dan McCormick, decidiu buscar ajuda em fevereiro deste ano, contando a história de Roman por meio de um artigo de notícias no The Monroe News, e depois por meio da TV local.

Roman nasceu com a síndrome Branchiootorenal, condição genética rara que pode afetar o crescimento e desenvolvimento do pescoço, orelhas e rins (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Essa história foi basicamente o nosso pedido de ajuda para conseguir um doador, para fazer as pessoas quererem ser doadores vivos”, disse Jamie, acrescentando que eles estavam procurando por um doador vivo para Roman há quase dois anos. “Nosso objetivo era conseguir um doador vivo porque um rim de um doador vivo dura mais do que de um doador falecido”, explicou. Eddie McCarthy acabou vendo a história de Roman cinco meses atrás e disse que decidiu fazer o teste para ver se poderia ser seu doador.

“Em fevereiro a história estava circulando no Facebook, e um dos meus amigos me enviou uma mensagem como: ‘Ei, este é o seu aluno.‘ Então eu vi isso. No dia seguinte, ou talvez um dia depois disso, fui fazer o teste. Somos compatíveis”, disse. Para a doação do rim, McCarthy e Roman teriam que compartilhar o mesmo tipo sanguíneo — neste caso, O positivo — e outros passos teriam que ser seguidos para que tudo desse certo, e a cirurgia ocorrendo agora no mês de julho, vemos que o esforço de McCarthy para o bem de seu aluno finalmente deu certo!

Roman já fez uma cirurgia para corrigir um buraco no peito e dois buracos nas laterais das orelhas (Foto: Reprodução/ Facebook)

A cirurgia de doação e transplante acontecerão hoje, dia 19 de julho. Os pais de Roman disseram que são imensamente gratos a McCarthy por seu ato altruísta. “O fato de meu filho ter conseguido um doador significa muito para mim”, disse McCormick. “Nunca poderei agradecê-lo o suficiente por tudo o que ele fez por nós. Ele é um ser humano maravilhoso”, declarou. Redd ainda acrescentou: “Fiquei tão sem palavras, sei que poderia agradecê-lo pelo resto da minha vida e ainda assim nunca seria o suficiente pelo que ele está fazendo. E sei que é um compromisso não apenas dele, mas de sua família também”.

A condição piorou e ele foi diagnosticado com doença renal em estágio 4, e seus pais começaram a procurar um doador antes que ele precisasse de diálise (Foto: Reprodução/ Facebook)

Eddie McCarthy, que também é pai, disse que tentou se colocar no lugar de McCormick e Redd e agora está muito animado para ajudar Roman, que foi um aluno excepcional na vida de Eddie. “Existem pessoas por aí que precisam de rins, e você tecnicamente não precisa dos dois, sabe? Então, por que não ajudar alguém que realmente precisa?”, afirmou. Ele continuou: “Vale totalmente a pena ir em frente, é só fazer um exame e ver se você é compatível”, incentivou. A mãe do jovem ainda acrescentou que deseja que a história de Roman encoraje outras famílias que também podem estar passando por um momento difícil com seus filhos.


Leia também

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso

Jade Magalhães e Luan Santana estão esperando o primeiro filho - Reprodução: Instagram

Família

Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana

Foto: Reprodução/Instagram

Família

João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai

Alezinho disse que gostaria de ver a mãe entrando de amarelo no casamento - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende