Irmão de Vinícius Jr. se emociona e comemora após jogador marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo
Publicado em 06/12/2022, às 07h49 - Atualizado às 08h10 por Redação Pais&Filhos
Compartilhe:
O atacante Vinícios Jr. foi o responsável por abrir o placar do jogo contra a Coréia do Sul. O jogador marcou seu primeiro gol na Copa do Mundo e na arquibancada do estádio, o irmão comemorou e chorou com sua grande conquista.
Com a vitória, o Brasil se garante nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, na qual enfrenta a Croácia, na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação. O vencedor pega quem se der melhor no confronto Argentina X Holanda.
Copa do Mundo em família: veja um guia completo para curtir os jogos com seu filho
O ano da Copa do Mundo é sempre um período muito especial e divertido para todos. Com um clima que só aparece de quatro em quatro anos, as ruas pintadas, bandeiras verde e amarelo por todo o lado, caracterizam a rotina desse momento único. Com um espírito esportivo brasileiro, o ar que se instala é de muita alegria e comemoração no país do futebol.
A tão esperada estreia da Seleção Brasileira nos jogos mundiais acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, às 16 horas (horário de Brasília). E não tem nada melhor do que reunir toda a família para assistir as disputas e celebrar a tradição de torcer pelo Brasil. Em um ambiente que envolve muitas emoções, gritarias e tumultos, o lugar acaba se tornando um pouco agitado para as crianças. Então, como seu filho pode aproveitar a Copa da melhor forma e criar memórias inesquecíveis?
De acordo com Bruna Szegedi, psicóloga materno infantil e especialista em psicologia da saúde pela PUC- SP, o ambiente ideal para as crianças assistirem aos jogos da copa é aquele que respeita as necessidades e especificidades delas. “Precisamos lembrar que nós adultos devemos ser modelo de conduta para quem está em fase de desenvolvimento moral, logo o ambiente deve ser livre de palavrões; de excesso de consumo de álcool e comportamentos que demonstram desrespeito pelo adversário e falta de espírito esportivo”, afirma.
A especialista também fala da importância de existir um ambiente lúdico para as crianças. “É interessante ter um lugar próprio para que elas brinquem, possam se movimentar e que os pais saibam que elas não têm a mesma capacidade de concentração dos adultos e que é natural que os interrompam. O momento em família pode começar antes mesmo dos jogos, por exemplo envolvendo as crianças na preparação e montagem da decoração”, finaliza.
Para te ajudar a criar um clima de Copa do Mundo perfeito para a família toda, montamos um guia com dicas especiais, desde a comida, decoração e brincadeiras! Olha só:
Comidas
Sem dúvida alguma, a comida é algo que não pode faltar! Por isso, alguns aperitivos saudáveis e decorados podem ser bons para distrair as crianças durante as partidas.
1. Bolinho verde
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de ervilha cozida;
150g de brócolis cozido;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem;
1 colher (sopa) de suco de limão;
2 colheres (sopa) de farelo de aveia ou uma quantidade suficiente para dar ponto de enrolar;
1 colher (chá) de alho desidratado;
1 colher (chá) de orégano;
Sal a gosto
Modo de preparo:
Bata bem todos os ingredientes no processador de alimentos e leve à geladeira por 10 a 20 minutos. Molde as bolinhas e coloque em uma assadeira com papel antiaderente ou untada com azeite de oliva. Asse por 25 a 30 minutos a 200°C ou até que os bolinhos estejam dourados.
2. Pão de queijo de tapioca
Ingredientes:
1 xícara de chá de tapioca hidratada;
75 g de cream cheese (ou creme de ricota light);
40 g de queijo minas curado (ou parmesão) ralado;
Sal a gosto;
1 colher de sopa de linhaça (ou chia).
Modo de preparo:
Reúna todos os ingredientes, coloque todos os ingredientes em uma tigela, e misture. Unte as mãos com um pouco de óleo, e molde as bolinhas com a massa. Depois, Disponha as bolinhas em uma forma com papel manteiga, e asse-as em forno pré-aquecido a 200º graus por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que os pães de queijo fiquem douradinhos.
3. Uva com chocolate
Ingredientes:
Uvas;
Chocolate meio amargo.
Modo de preparo:
Lave bem e congele as uvas de um dia para o outro, assim fica mais fácil preparar esse doce de uva com chocolate simples. Derreta o chocolate de 30 em 30 segundos no micro-ondas e em seguida banhe a uva congelada no chocolate.
Uma outra forma de aproveitar esse período é a oportunidade de aumentar o paladar das crianças com comidas típicas de outros países. Por exemplo, nosso primeiro jogo será contra a Sérvia. Então, pode-se pensar em um cardápio que remeta às tradições e costumes alimentares do país!
Decorações temáticas
Para entrar em clima de Copa do Mundo, uma das tradições principais é espalhar bandeiras do Brasil em todos os lugares. As cores verde, amarelo e azul devem estar presentes na decoração para deixar o ambiente mais brasileiro possível.
Para fazer com que as crianças tenham uma participação ativa nos preparativos, elas podem confeccionar bandeiras, recortar papéis e encher balões para transformar o lugar. Com o intuito de estimular a criatividade infantil, é interessante comprar alguns itens, como tecidos com as cores brasileiras, bandeirolas, papéis, cartolinas e EVAs.
Passeios
O gexperience, parque temático da Globo, tem atrações em clima de Copa do Mundo para a família toda e está transmitindo os jogos do Brasil com entrada gratuita para aqueles que chegarem até 2 horas antes do horário de começo das partidas. As áreas de alimentação, como o TVGlobo Bistrô e o Rooftop Canal OFF e Multishow, oferecem comidas típicas dos estádios de futebol, como cachorro-quente e batata frita, além de promoções especiais nos dias de jogos. Já o Gloob Experience, espaço infantil do gex, tem brincadeiras temáticas sobre os países da Copa e oficinas de pintura para as crianças, com supervisão para que os pais possam assistir ao jogo sem preocupações.
Brincadeiras e jogos
As brincadeiras e os jogos podem ser realizados para que as crianças possam conhecer mais sobre o próprio país e os demais. Um jogo de perguntas e respostas, apostas sobre qual time será o campeão, entre outras gincanas, podem ser feitas para entreter a todos. Outra brincadeira é trazer curiosidades que serão compartilhadas durante o intervalo das partidas oficiais.
O famoso álbum de figurinhas não poderia ficar de fora dessa lista sobre atividades para aproveitar com a família. Preencher o álbum e trocar as caras repetidas é algo que começa a ser realizado antes mesmo dos jogos começarem.
Outras ideias de interação
Pintura no rosto;
Acessórios temáticos;
Confecção de acessórios;
Pintura de desenhos com temática copa.
A importância do esporte na vida das crianças
Ainda de acordo com a psicóloga Bruna Szegedi, a copa pode ser um bom incentivo para a prática de esportes caso a família dê ênfase nesse aspecto e não apenas como um momento de reunião e comemoração. “A emoção envolvida nesse momento pode colaborar com a motivação para a prática de esportes, esse é um momento em que as crianças podem associar o esporte com algo positivo, mas o principal incentivo que uma família pode dar para que uma criança se interesse por práticas esportivas é que elas façam parte do cotidiano familiar. O exemplo é sempre muito importante.”
Confira o que rolou no podcast com Izabella Camargo direto do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade.