Família

Irmão de Luciano Huck, o cineasta Fernando Grostein Andrade conta que já sofreu dois estupros

Fernando revela que tomou a iniciativa de contar a própria história com a ajuda do marido, Fernando Siqueira, de 24 anos (Fonte: Reprodução/Insragram)
Fernando revela que tomou a iniciativa de contar a própria história com a ajuda do marido, Fernando Siqueira, de 24 anos (Fonte: Reprodução/Insragram)

Publicado em 01/09/2022, às 11h01 - Atualizado em 15/03/2023, às 12h35 por Redação Pais&Filhos


Fernando Grostein Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, conta que já foi estuprado duas vezes e saiu do Brasil por sofrer muitos ataques homofóbicos. Em entrevista à Revista Piauí, Fernando ele relata detalhes das violências que sofreu, ainda na infância.

Fernando revela que tomou a iniciativa de contar a própria história com a ajuda do marido, Fernando Siqueira, de 24 anos (Fonte: Reprodução/Insragram)

Fernando tem 41 anos e é diretor de cinema. Ele é irmão do apresentado Luciano Hulk, por parte de mãe (Marta Grostein), e filho do jornalista Mário de Andrade – que era editor da revista Playboy – e morreu quando ele tinha apenas 10 anos. Seus trabalhos mais conhecidos são os documentários “Coração Vagabundo”, com Caetano Veloso e “Quebrando o Tabu”, que traz diversas personalidades políticas discutindo a problemática da “guerra” às drogas. No próximo dia 13 de setembro, ele vai lançar o documentário Quebrando Mitos”, que abordará a suposta masculinidade tóxica do Presidente Jair Bolsonaro.

Em depoimento para a revista Piauí, Fernando faz um desabafo sobre como é ser gay no Brasil e aproveita para contar as dificuldades que passou desde os 10 anos de idade por conta de sua orientação sexual. O cineasta revela que a primeira agressão física aconteceu quando ele tinha 14 anos. “Durante uma festa em uma boate, homens me seguraram à força e penetraram meu ânus com o dedo. Desde então, passei a anular o meu modo de ser: empostava a voz, para fazê-la mais grossa, e me reprimia na hora de caminhar, para parecer mais masculino. Nas festas, evitava dançar, para não associarem meus modos com o que rejeitavam. Passei até a reproduzir falas machistas e homofóbicas, a fim de esconder minha verdadeira identidade.”

Ele lembra ainda que, os amigos da época, fizeram ele transar com uma mulher que havia posado na Playboy e foi assim que perdeu a virgindade.  “A homofobia pode ser tão cruel que é capaz de tirar o direito de a pessoa ter sua primeira relação sexual de maneira privada, com quem deseja e escolheu de verdade. Aos 18 anos, sofri assédio sexual. Aos 20, vivendo sempre às escondidas e com medo, fui sequestrado por um garoto de programa”, afirma.

Aos 28, fui estuprado mais uma vez. “Porém, sobre este episódio não consigo falar ainda”, explicou. Depois de tantos traumas, Fernando revela que tomou a iniciativa de contar a própria história com a ajuda do marido, Fernando Siqueira, de 24 anos. “No filme Quebrando Mitos, tomei a decisão de abrir minha vida e revelar minhas vulnerabilidades com o objetivo de despertar a discussão entre gays e seus familiares. A homofobia silencia, apaga e mata. O amor, o acolhimento nos faz mais fortes para enfrentar qualquer tempestade, que, assim como esse governo, vai passar. E voltar ao Brasil sem me sentir ameaçado”, finaliza ele.

Assista agora o POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos:



Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Davi e Mani possuem 20 anos de diferença entre eles - Reprodução/Instagram

Família

Mani deixa de seguir Davi no Instagram e toma atitude sobre a relação com o campeão do BBB

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Andreas Richthofen dá 1ª entrevista e diz que procura a irmã há 4 anos: "Tem assuntos pendentes"

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

"Não vai admitir ninguém mentindo", diz mãe de Davi após Mani anunciar fim de relacionamento

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer